Professor do Centro Artístico da Universidade Estadual recebe homenagem na Itália

9 de março de 2024

No último mês, o professor do curso de violão do Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Caio Czar, foi homenageado por dois municípios da região da Basilicata – Pignola e Ruoti – ambos da província de Potenza (PZ). Na ocasião, Caio recebeu a “Comenda Cultural Itália 2024”.

À frente da solenidade estavam o prefeito e a vice-prefeita de Ruoti, Franco Gentilesca e Maria Troiano, o prefeito de Pignola, Antonio de Luca, e os assessores de cultura Donato Corleto e Felice Faraone. Este último, inclusive, foi o autor da propositura que laureou Caio. Realizada em uma audiência pública, no Salão Nobre da “Comune di Ruoti”, ela teve em vista reconhecer os 30 anos de Intercâmbio Cultural Brasil/Itália protagonizados pelo músico.

Na oportunidade, também foi homenageado postumamente o professor Bruno Albano, considerado pioneiro dos festivais internacionais na região da Basilicata, e a viúva dele, Nineta Albano, fez-se presente à iniciativa. Autoridades civis, militares, eclesiásticas e inúmeros artistas compunham o público, além da comunidade em geral dos dois municípios.

“São mais de mil apresentações catalogadas ao longo deste período, propagando a nossa música e a dança nordestina, bem como divulgando a música italiana no Brasil, em todos os eventos dos quais participo. Foi muito emocionante, ver no telão que integrava a homenagem, várias fotos do meu trabalho ao longo dessas décadas, as pessoas que encontrei, os momentos especiais que vão se somando e recordam essa trajetória”, disse Caio.

A primeira vez que o cantor visitou a Itália data de 1994, com o Grupo Acauã da Serra. “Nos anos subsequentes retornei várias vezes, a convite de festivais internacionais de Folclore, além daqueles oriundos de prefeituras, chegando a morar no país, por duas oportunidades, para poder cumprir os compromissos. Este ano, através dos apoios fundamentais da UEPB, e do ‘Programa Arte na Bagagem’, uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, fui novamente à Itália receber esse prêmio, não só representando a Paraíba e a Universidade, mas a nossa cultura. Sem dúvida essa alegria ficou marcada no meu coração”, pontuou.

Mais sobre Caio Czar

Caio César Ferreira Gonçalves desde cedo teve contato com a arte e a cultura, vendo o mundo através da sensibilidade dos pais, uma pianista e um poeta. É formado pelo Conservatório de Música de São Gabriel (RS) e graduando em Música no Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi).

Ingressou no Grupo Acauã da Serra, que pertence à UEPB, no ano de 1993, aprimorando seus saberes no que trata da Cultura Popular. “Com o Grupo, conheci o Brasil e o mundo, levando a música, a dança e toda a riqueza das nossas tradições. Estivemos em Portugal, França, Bélgica, Espanha, Polônia, Argentina, Uruguai, Chile…”, detalhou.

Caio foi por três vezes secretário de Cultura do município de Fagundes (PB), principalmente atuando na criação de grupos folclóricos nas escolas municipais e incentivando os artistas locais. Divulgou, ainda, em nível nacional e internacional, a Romaria da Pedra de Santo Antônio. “Integro a UEPB desde 2004, participando de todos os eventos oficiais da Instituição, sempre por meio da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT), acrescentou.

Texto: Oziella Inocêncio