PROEX entrega certificados a participantes de artigo publicado no 7º Encontro de Extensão da Abruem

PROEX entrega certificados a participantes de artigo publicado no 7º Encontro de Extensão da Abruem
21 de outubro de 2025

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) entregou, na manhã desta terça-feira (21), os certificados ao professor José Iranildo Miranda de Melo e aos estudantes Matheus Véras Diniz e Ágda Francyane Ricardo Silva Maciel, que tiveram um artigo científico publicado no livro “Extensão Universitária e Saberes Compartilhados: universidade e comunidade na construção da inovação social”, publicado durante o 7º Encontro de Extensão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizado entre nos dias 6 e 8 de outubro, no Centro Universitário de Franca (SP).

A entrega foi feita na sala da PROEX, na Escola Técnica Redentorista, pela pró-reitora Alessandra Teixeira, e pelo pró-reitor adjunto José Arlindo de Aguiar Filho. No livro, os autores da UEPB publicaram o 9º capítulo cujo o título é: “A Carpoteca da Universidade Estadual da Paraíba como aporte didático no Estudo de frutos do Semiárido brasileiro”.

A pró-reitora Alessandra Teixeira, que esteve presencialmente no evento representando a UEPB, destacou a relevância da obra que traduz a força da extensão na Instituição. Ela parabenizou os autores e a autora, além de os incentivar a continuar avançando no trabalho. “A cada encontro é lançado pela Abruem um livro é produzido com artigos escolhidos anteriormente e dentro dos critérios que eles encaminham para as universidades. Na nossa Universidade nós tivemos o artigo do professor José Iranildo e dos extensionistas Matheus Véras Diniz e Ágda Francyane publicado, o que para nós foi motivo de orgulho”, comentou.

O professor José Iranildo Miranda de Melo disse que ficou feliz com a publicação, fruto de um projeto desenvolvido nas cotas do exercício de 2023, 2024 e 2025. “Para nós foi uma grata surpresa ser comunicado de que o nosso capítulo foi selecionado para compor o livro na 7º edição do Encontro da Abruem. Isso reforça cada vez mais a importância e a consolidação da extensão desenvolvida no contexto da Universidade Estadual da Paraíba. Então, nós estamos felizes, orgulhosos e ainda mais animados”, explicou.

A obra publicada na versão e-book mostra como a extensão universitária consolidou-se como um dos pilares do ensino superior no Brasil, ao lado do ensino e da pesquisa, conforme a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). O trabalho teve por objetivo apresentar a carpoteca do Herbário Manuel de Arruda Câmara (HACAM) da UEPB, no Câmpus I, implantada como instrumento para a documentação da flora local e para prover ferramentas junto ao ensino de Botânica, por meio da utilização desta coleção didática nas disciplinas de “Morfologia Vegetal”, “Anatomia Vegetal” e “Biologia e Sistemática de Fanerógamos”, e no ensino de Ciências, para abranger estudantes de escolas e colégios públicos e privados da Paraíba.

O artigo trata da implantação de uma coleção de frutos, que é chamada de carpoteca, e a utilização dessa coleção como uma ferramenta didática para o ensino de botânica. Para isso, foram realizadas oito expedições e as coletas foram conduzidas pelo método de caminhada aleatória. A identificação taxonômica nos níveis de família e espécie, bem como dos tipos de frutos, foi realizada com o auxílio de estereomicroscópio e literatura especializada, além de consultas ao Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (HVFF), base de dados vinculada ao Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Os frutos secos foram coletados e imediatamente armazenados em sacos de papel para herborização (secagem). Depois de herborizados, foram acomodados em potes de vidro hermeticamente fechados.

Já os frutos carnosos eram armazenados em potes de vidro com álcool a 70%. Ambos os tipos de frutos (secos e carnosos) foram etiquetados com informações consideradas importantes para o reconhecimento deles e para a identificação taxonômica nos níveis de família e espécie. A organização dos exemplares foi feita em ordem alfabética por família, gênero e espécie. Em seguida, os dados foram inseridos em planilha do Excel contendo as informações de coleta e de localização dos espécimes na coleção.

No artigo, os autores e a autora destacam a importância do bioma Caatinga, exclusivamente brasileiro, que ocupa uma área significativa do território nacional, compreendendo 13% da extensão territorial do país e estende-se pelas regiões Nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia) e Sudeste (parte do norte do Estado de Minas Gerais). Com sua vegetação adaptada a condições de extrema semiaridez, apresenta uma diversidade única de plantas xerófitas.

Discente do 10º período de Ciências Biológicas, Ágda Francyane disse que a obra foi importante não apenas para enriquecer o seu currículo, mas por contribuir com a pesquisa científica. Já Matheus Véras, que também está no mesmo período e curso, disse que o artigo mostra a importância da extensão sair da universidade e ganhar magnitude em nível nacional, para que outros estudantes vejam o que é feito no campo extensionista e se sintam motivados.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Paizinha Lemos / Divulgação (Arquivo Pessoal)