Professor da Universidade de Concepción ministra disciplina no PPGDR sobre gestão de recursos hídricos

Professor da Universidade de Concepción ministra disciplina no PPGDR sobre gestão de recursos hídricos
4 de setembro de 2024

O uso adequado da água, a política de gestão hídrica, a dessalinização e sociedade, a privatização, legislação e questões climáticas. Esses têm sido alguns dos temas abordados pelo professor Robinson Torres Salinas, da Universidade de Concepción (Chile) que iniciou nesta segunda-feira (2), a disciplina “Ciencias Sociales Del Agua”, para os(as) estudantes do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

As aulas da disciplina com 45h acontecem até a sexta-feira (6), na sala 318 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no período da manhã. O professor Robinson Torres Salinas veio a UEPB a convite do professor do PPGDR, Irivaldo Alves. Ao todo, 17 discentes do Mestrado têm participado das atividades e compartilhado a experiência do professor.

Um dos temas enfatizados por Robinson Salina diz respeito à experiência do Chile na gestão das águas. Diferente do Brasil, onde a água é pública, no Chile a água fornecida à população é privada. Embora a problemática envolvendo a questão da água nesses dois países seja grande, o professor não vê com bons olhos aplicar a experiência chilena no solo brasileiro, visto que o país tem muitas particularidades, especialmente com uma nova legislação no que diz respeito à privatização.

Ele observou que a experiência chilena na privatização da água é longa. Para o especialista, o Brasil ainda tem muitos desafios pela frente para sanar as principais problemáticas relacionadas aos recursos hídricos, e o PPGDR pode contribuir para isso, formando profissionais preparados para mudar futuras realidades. Para ele, o mestrado em Desenvolvimento Regional precisa investir em muita pesquisa sobre o tema da água, principalmente em comunidades.

“Pesquisa é fundamental. E essa disciplina que estamos ministrando incentiva a realização de pesquisas na prática nas comunidades rurais e urbanas. É preciso entender como a implementação da nova lei vai influenciar na gestão e no conceito cultural da água e a política da água”, destacou.

Professor do PPGDR, Irivaldo Alves, destacou que o tema abordado nas aulas é de fundamental importância para a pós-graduação em Desenvolvimento Regional. Para ele, a experiência tem sido gratificante e contribuirá muito para a formação dos(as) futuros(as) mestres. “Essa é uma iniciativa do mestrado em trazer professores estrangeiros para compartilhar as suas experiências. Isso traz a possibilidade dos discentes terem contato com outras realidades, o que é fundamental para a formação em Desenvolvimento Regional. Conhecer uma realidade que é diferente da nossa e tentar algumas possibilidades de solução de problemas em relação a nossa realidade é muito importante”, destacou.

Texto e fotos: Severino Lopes