Professor do CCJ é selecionado para Pós-graduação dirigido à livre-docência na Universidade de São Paulo

1 de julho de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) terá a partir do semestre 2024.2 um docente de seu quadro como ingressante do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade de São Paulo (USP) dirigido à Livre-Docência. Luciano Nascimento é docente do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Instituição, na qual ministra as disciplinas de “Linguagem e Argumentação Jurídica”, “Criminologia e Teoria do Processo Penal”.

Professor Luciano, também é colaborador da Coordenadoria de Comunicação (Codecom) e assina a coluna “Direito e Cidadania”, no programa CBN Universidade, e foi aceito por processo seletivo no Programa de Pós-graduação, na área de concentração em “Filosofia e Teoria Geral do Direito”, na linha de pesquisa em “Sociologia Jurídica”. Tal aprovação estabelece um período de 12 meses, prorrogáveis por outros 12 meses, para a conclusão do curso de Pós-doutorado. Esta é a primeira vez que um docente da UEPB tem um processo ingressante dirigido à livre-docência.

Luciano Nascimento Silva é egresso da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (FDUSP) e será orientado e supervisionado pelo professor livre-docente Celso Fernandes Campilongo, atual diretor da FDUSP. No pós-doutorado na USP, o professor irá desenvolver o projeto de pesquisa intitulado “Tobias Barreto e Niklas Luhmann: por uma memória fragmentária e periférica da teoria funcional-estruturalista da sociedade moderna”, acompanhado de um plano de atividades acadêmicas e em regime de dedicação exclusiva.

O Programa de Livre-Docência na FDUSP é disciplinado por edital, publicado anualmente entre os meses de maio e junho. A organização da pesquisa é no sentido de que ao final dos 12 meses do pós-doutorado o professor do CCJ apresente requerimento para a candidatura do projeto à Livre-Docência.

Foto: Codecom/UEPB