Professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental participa de Maratona Internacional do Rio de Janeiro
Um sonho realizado e um desafio vencido com muita superação. Pela segunda vez, o professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marcelo Maia de Almeida, 60 anos, disputou e completou a Maratona Internacional do Rio de Janeiro, disputada no dia 1º de junho.
O docente sempre teve um histórico esportivo, tendo passado pela natação e corrida de rua. Ao longo dos últimos anos ele participou de diversas corridas, principalmente meia maratona, mas faltava encarar uma maratona, especialmente no Rio de Janeiro. Foi a segunda maratona internacional do professor Marcelo, a primeira foi a Maratona Internacional de Porto Alegre, disputada em 2023.
Disputar a corrida aos 60 anos foi um grande desafio do docente, que conseguiu superar todos os obstáculos e terminar a prova dentro do tempo estabelecido. Para disputar a prova ele teve uma preparação de quatro meses com a equipe do professor Michell Izidro, egresso do curso de Educação Física da UEPB.
A “Mara”, como é carinhosamente chamada a corrida do Rio, teve percurso de 21 quilômetros e 10 quilômetros. Este ano, 45 mil atletas estavam inscritos na prova, que teve a partida na cara Marina da Glória. O percurso, conforme descreveu o professor, passou por pontos turísticos do Rio de Janeiro, tendo um trecho em toda orla da região Sul que envolve as praias de Copacabana e Botafogo, entre outros locais.
“Este momento para mim já era ímpar, e com 60 anos ainda correr outra maratona. No entanto, tornou-se ainda mais desafiador devido alguns contratempos. O objetivo inicial era fazer um recorde pessoal que era de 3 horas e 47 minutos. Contudo, foi mudado e terminar a prova em lágrimas foi a melhor sensação de superação”, observou o professor.
Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)
Você precisa fazer login para comentar.