Professor do Departamento de Matemática é agraciado com Medalha de Honra ao Mérito concedida pela CMCG

20 de agosto de 2024

Um reconhecimento ao trabalho realizado em favor do ensino da matemática no Brasil. Por isso, a Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG) concederá a Medalha de Honra ao Mérito Municipal ao professor Gustavo da Silva Araújo, do Departamento de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A propositura foi do vereador Renan Maracará e a solenidade de entrega da honraria está marcada para o dia 28 de agosto, às 10h, no Plenário da Casa. O professor Gustavo atualmente está à frente da Coordenação Nacional do PROFMAT e acredita que essa indicação reflete, em parte, o trabalho realizado no cargo. Ele disse que recebeu com alegria e surpresa a notícia da homenagem e a atribui ao trabalho que ele realiza na Sociedade Brasileira de Matemática. Ele é um dos responsáveis pelo êxito das Olimpíadas Paraibana de Matemática (OPM).

“Recebi a notícia da homenagem com grande surpresa e alegria, enxergando-a como o resultado de anos de dedicação, esforço e, principalmente, do apoio incondicional de pessoas essenciais na minha vida. Minha trajetória foi moldada por diversas etapas, desde os dias como atleta amador, onde aprendi a importância do trabalho em equipe e da disciplina, até os anos de estudo árduo, especialmente na UFPB. Fiquei muito feliz e muito honrado em ter todo esse trabalho reconhecido”, disse o professor que está na UEPB há oito anos.

O PROFMAT, conforme destacou o professor, tem impactado positivamente o ensino de Matemática no Brasil, contribuindo para a valorização da profissão docente. “Sinto-me muito honrado com essa homenagem e irei continuar trabalhando para apoiar mais professores e professoras a continuar contribuindo para a educação em nossa cidade, estado e em todo o Brasil”, afirmou.

Gustavo ingressou em 2007 no curso de Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, iniciando assim o seu sonho de infância de se tornar doutor na área. Graduou-se em 2011, sob a orientação do professor Uberlandio Batista Severo, apresentando a monografia intitulada “O Teorema da Função Implícita em Espaços de Banach e Aplicações”. Ainda em 2011 foi selecionado para o Programa de Mestrado em Matemática da UFPB, com bolsa do CNPq. Durante a graduação, foi bolsista de monitoria e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), recebendo o Prêmio Jovem Pesquisador em 2009.

Em 2013, Gustavo iniciou seu Doutorado em Matemática no Programa Associado de Pós-graduação em Matemática (PAPGM) da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente, é membro permanente dos Programas de Pós-graduação em Matemática da UEPB e da UFCG, orientando estudantes de graduação e pós-graduação nessas instituições, bem como na PUC-Rio e na UFPB. Gustavo tem publicado artigos em prestigiados periódicos internacionais e participado como palestrante em congressos internacionais, sendo plenarista em eventos de relevância mundial na área de Análise Funcional.

O docente ainda coordena projetos financiados por agências como a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESq) e integra núcleos de excelência em pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, atua como revisor de diversos periódicos internacionais e participa ativamente da organização de eventos científicos.

Em julho de 2023 foi convidado pelo ex-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), professor Paolo Piccione, e pela atual presidente da SBM, professora Jaqueline Godoy Mesquita, para assumir a Coordenação Nacional do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).

Este é um programa de pós-graduação Stricto Sensu destinado à qualificação de professores(as) de Matemática da Educação Básica, com foco na melhoria do ensino e na ampliação do conhecimento matemático dos(as) docentes. Criado em 2011, o Programa é ofertado em mais de 100 Instituições de Ensino Superior em todo o Brasil. Em sua trajetória, o PROFMAT já formou mais de 7.500 mestres, impactando positivamente o ensino de Matemática no país e contribuindo para a valorização da profissão docente. Na Paraíba, as instituições UEPB, UFCG e UFPB integram a rede PROFMAT e já formaram 294 mestres.

Em pouco mais de um ano à frente da Coordenação Nacional, Gustavo Araújo, em conjunto com o Grupo Gestor, foi responsável pela abertura de 3.400 novas vagas no curso e liderou negociações com a Capes, assegurando um orçamento significativo para o programa no período de 2024-2028.

Texto: Severino Lopes