Professor do PPGDR media debate sobre pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina

8 de outubro de 2020

“Desafios da Pesquisa em Ciência, Tecnologia e Sociedade na América Latina” é o título da conferência que será realizada nesta sexta-feira (9), coordenada pelo professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e pró-reitor adjunto de Pós-graduação e Pesquisa, Cidoval Morais de Sousa. O evento será transmitido ao vivo, às 14h, pelo canal no YouTube do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

A conferência é uma promoção da UFSCar em parceria com a UEPB, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), e Universidade Regional de Blumenau (Furb). Os convidados são: John Kleba, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA); Ivo Marcos Theis, da Universidade Regional de Blumenau (FURB); Danilo Rothberg, da Universidade Estadual Paulista (UNESP); e Andreza Albuquerque, da UEPB.

Confira uma breve apresentação dos conferencistas:

John Kleba é professor do ITA, em São José dos Campos, São Paulo, onde leciona nas áreas de Sociologia e Ciência Política. Suas linhas de pesquisa incluem: engenharia e projetos de impacto social, estudos sócio-legais, estudos da ciência, tecnologia e sociedade, filosofia política e propriedade intelectual. É doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Bielefeld, Alemanha.

Ivo Marcos Theis possui doutorado em Geografia Humana pela Eberhard-Karls Universität, em Tübingen, na Alemanha, 1997. É professor titular da Furb, em Santa Catarina, e suas principais áreas de pesquisa são desenvolvimento regional, planejamento regional, políticas de ciência e tecnologia.

Danilo Rothberg é doutor em Sociologia pela Unesp e professor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da mesma universidade, coordenando o Programa de Pós-graduação em Comunicação da nesta instituição. Atua principalmente com os seguintes temas: sociologia da comunicação; teoria e ética do jornalismo; popularização da ciência; memória e cidadania hidrodigital.

Andreza Albuquerque tem doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar e atualmente faz estágio pós-doutoral no PPGDR da UEPB. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Desenvolvimento e Conflitos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, políticas públicas, comunicação pública, divulgação científica.

Texto: Juliana Rosas