Professor e historiador lança livro com coletânea de artigos, ensaios e colunas em defesa da democracia
A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) acaba de lançar o livro “Do que ainda posso falar e outros ensaios (Ou quanto de verdade ainda se pode aceitar)”, de autoria do professor e historiador Gilbergues Santos Soares. O livro, em versão e-book, é uma coletânea de artigos, ensaios e colunas já publicadas em jornais, sites e no próprio blog do autor. Trata-se de um apanhado do que foi produzido nos últimos quase 30 anos. Os artigos trazem a data de publicação e onde foram “postados” pela primeira vez.
A obra apresenta uma das preocupações recorrentes do autor, “quase uma obsessão, que os estudos sobre a História do Brasil, principalmente em seu período republicano, e em Ciência Política me levaram a ter, que é a defesa do fortalecimento da ainda frágil democracia em que vivemos”, disse.
“Falo de nossa mentalidade pretoriana que insistimos em preservar, na esperança de que ela nos valha nas variadas e muitas crises que vivemos. Dito de outra forma, o ponto de origem, para onde sempre retorno, é a fragilidade democrática em nosso país. É o fato de não sermos nem termos uma democracia minimamente consolidada ou uma cultura política que possa, ao menos, aceitar ideias do federalismo de tipo iluminista, para não falar de ideias político-sociais rubras”, explicou o professor Gilbergues.
A obra pode ser baixada na versão e-book no site da Editora da Universidade Estadual da Paraíba neste endereço eletrônico. Segundo o autor, muito em breve será feito o lançamento da versão física do livro.
Gilbergues Santos Soares é professor do curso de História no Câmpus I desde 1993. É mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorando em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba. Ele também é especialista em História do Brasil, com ênfase na Era Vargas e na Ditadura Militar, na democracia e no autoritarismo. E é autor do livro “Heróis de uma revolução anunciada ou aventureiros de um tempo perdido” (2015), também lançado pela EDUEPB.
Texto: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.