Professora do Departamento de Enfermagem atua em operação da Força Nacional do SUS no Rio Grande do Sul
A professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ann Gracielle, está atuando na Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FNS) no Rio Grande do Sul (RS). A docente faz parte da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde de Campina Grande e foi convocada para trabalhar na Missão Enchentes do Rio Grande do Sul pela FNS.
Ela está no Hospital de Campanha de Novo Hamburgo, Canoas e Pelotas (HCamp) e seu trabalho consiste em sua maioria em atendimento classificado como verde ou azul, de acordo com a classificação de risco, mas também há atendimento de urgência e emergência como Infarto Agudo do Miocárdio, desidratação grave em criança e outras situações médicas.
“Além do atendimento geral à população de Canoas-RS, estamos em equipes volantes que circulam pelas áreas de maior vulnerabilidade, por ambulância terrestre ou embarcações, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem realizando atendimento, ainda alguns resgates e quando necessário removendo para hospitais ou abrigos”, disse a docente.
A equipe da qual Ann Gracielle faz parte chegou ao Rio Grande do Sul em 17 de junho e retorna no dia 1º de julho. A docente relatou ainda que as temperaturas estão muito baixas e que as equipes ficam de prontidão para necessidade de evacuação, além de trabalharem também em outras atividades. “O que agrava toda complexa situação é a dor emocional que potencializa as relações da população com o sentimento de perda, sejam elas materiais, emocionais, perda de identidade em sua literalidade. O prejuízo técnico ocasionado fez com que pessoas deixassem de fazer uso de seu medicamento contínuo para hipertensão e diabetes, por exemplo”, acrescentou.
Texto: Com informações da Codecom/PMCG
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.