Professora e mestrandos do PPGFP lançam e-book sobre teorias de metodologia de pesquisa em Educação

28 de junho de 2023

Como resultado do trabalho do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores (PPGFP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), um grupo de mestrandos lançou o livro na versão e-book “Metodologias em Diálogo, Interfaces Teóricas e Empíricas de Pesquisas de Pesquisas em Educação”. Organizado pela professora do PPGFP Robéria Nádia Araújo Nascimento, além de Tatiana Lopes Rodrigues e Augusto César Bezerra de Oliveira, e publicado pela editora Mentes Abertas, o livro já está disponibilizado ao público e pode ser baixado de graça AQUI.

A obra é fruto das discussões e aprendizados da disciplina Metodologia da Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Formação de Professores. À luz de uma racionalidade aberta para o fazer científico, ele defende, conforme destacou na apresentação a professora Robéria Nascimento, que a construção do conhecimento só se faz possível por aproximações entre ciência e vida, saberes e sociedade.

Aludindo a pontes, como propõe o fragmento em epígrafe, o conjunto de textos configura movimentos teóricos e empíricos, dos quais emergem modos de se fazer ciência válidos e legítimos na reinvenção de rotas já conhecidas, mas nem por isso menos interessantes.
“Parafraseando o escritor português Almada Negreiros, pertencemos ao século de inventar ‘outra vez’ palavras que já foram inventadas. Parece-nos que essa redundância se alinha à prática metodológica, pois, nela, só o que temos de novo é o nosso jeito de caminhar, segundo as ideias do poeta Thiago de Mello”, observou a professora Robéria.

O livro está dividido em suas partidas, sendo que já no prefácio destaca o universo da pesquisa em educação. A primeira parte é todo dedicado para a vivência da pesquisa na ótica dos autores. Nesta primeira metade aborda os temas “Grafite, tessituras urbanas de um caleidoscópio artístico sob o prisma da etnometodologia”, “Memórias da infância à luz da cosmovisão afro-brasileira: (re)aprendendo a ser criança partindo de uma aventura etnográfica”, “A pesquisa qualitativa a partir das narrativas do outro: a entrevista como possibilidade dialógica” e “A pesquisa-ação como martelo e cinzel no entalhe da formação docente: uma revisão de escopo” e “Um estudo de caso sobre gênero e sexualidade: debates no cotidiano escolar da EJA”.

A segunda parte do livro digital é reservada para aprofundar os temas “Povos indígenas no livro didático de história do ensino médio: uma visão a partir da análise de conteúdo”, “Vozes negras na literatura infanto-juvenil: uma discussão sobre o método narrativo autobiográfico”, “ O uso da metodologia ativa (sala de aula invertida) como propositura para a discussão de gênero” e Tradições de cura: uma etnopesquisa sobre os saberes afro-indígenas de rezadoras e rezadores”. Destaca ainda, os “Brinquedos e brincadeiras: pesquisa-ação e história oral na educação infantil”, “Educação dos surdos: um desafio etnográfico nas escolas de Juazeiro do Norte (CE)” e” Posfácio: quando os percursos metodológicos nos tocam o coração”.

Texto: Severino Lopes