Professora Laércia Maria Bertulino assume Ouvidoria da UEPB e se torna primeira mulher a conduzir o setor

10 de março de 2021

Prestes a completar 55 anos de existência, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) elegeu em 26 de fevereiro a primeira mulher para ocupar o cargo de ouvidora da Instituição. A professora e psicóloga, Laércia Maria Bertulino de Medeiros, do Departamento de Psicologia, teve o seu nome referendado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni), em reunião ordinária presidida pela reitora Célia Regina Diniz.

A escolha pela professora Laércia, bastante elogiada pelos conselheiros que participaram da reunião, foi considerado um marco na UEPB, e faz parte da política da atual Reitoria que conta com além da professora Célia Regina, a vice-reitora, professora Ivonildes da Silva Fonseca. A professora Laércia disse que ficou surpresa e lisonjeada com o convite para o cargo de ouvidora, e que é uma honra se tornar a primeira mulher a ocupar o cargo na UEPB. Ela garantiu que vai procurar fazer um trabalho que atenda às expectativas da comunidade universitária, com muita responsabilidade e diálogo.

“Ao receber o convite da magnífica reitora, Célia Regina Diniz, fiquei surpresa e ao mesmo tempo lisonjeada por vários motivos. Um deles é que me dei conta da importância e grandiosidade do cargo que assumiria na Universidade, pensando acima de tudo na Instituição como um bem público, num momento em que estamos passando por uma crise de projeto de país, em que há uma tendência ao negacionismo do serviço público”, disse a ouvidora.

A professora, que teve sua publicação no Diário Oficial do Estado no dia 27 de fevereiro, através da Portaria 0208/2021, considera a Ouvidoria como um desafio, visto que o órgão representa um espaço de escuta, diálogo, e, acima de tudo, de mediação de conflitos, preferencialmente de forma resolutiva e democrática. Quanto ao fato de ser a primeira mulher eleita ouvidora de uma universidade pública Estadual, ela relevou que esse feito imprime uma marca de gênero muito importante, na medida em que, uma mulher é indicada para um “lugar” tradicionalmente ocupado por homens.

A nova ouvidora da UEPB disse que compreender o chamado para o cargo é uma conquista e reconhecimento do trabalho feminino. “Nesse sentido, assumir a Ouvidoria em um contexto que somos circundados por desafios que vão desde a afirmação de direitos a negação deles, é, sobretudo, um chamado para um trabalho cuidadoso e compromissado com um processo de humanização institucional, a partir de uma rede de diálogos”, observou.

Sobre como será a sua atuação à frente da Ouvidoria, a professora reitera que para ser ouvidora é necessário ter habilidades que vão além da técnica e de teorias. Ela destacou que pretende exercer habilidades humanas de forma dialógica, ética, sigilosa e responsável. A professora Laércia acrescentou que esses serão os pilares constitutivos de sua prática junto à comunidade universitária.

Laércia Maria Bertulino de Medeiros estudou na UEPB desde a Graduação em Psicologia. É mestra em Ciências da Sociedade, e doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ela tem experiência em gestão como coordenadora de curso e coordenadora adjunta em vários mandatos no curso de Psicologia, assim como na educação a distância.

Texto: Severino Lopes
Foto: Divulgação/Arquivo