PROGRAD inicia discussões para implantação de atividades curriculares práticas na Universidade Estadual

21 de abril de 2021

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), face à publicação do Decreto Estadual 41.175, de 17 de abril de 2021, que dispõe sobre a adoção de novas medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), realizou, na tarde desta terça-feira (20), uma reunião com todos os gestores acadêmicos da Instituição para discutir sobre as atividades curriculares práticas realizadas no âmbito da Universidade.
Participaram desse encontro virtual coordenadores de cursos, chefes de departamentos e diretores de Centros dos câmpus que envolvem as graduações das áreas das Ciências Biológicas, da Saúde e Tecnológicas, contando também com a participação de representantes da Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST) da Instituição.
A reunião teve como pontos de pauta discussão e recepção de sugestões para o planejamento, de forma conjunta e colaborativa, de estratégias e regulamentações a serem incorporadas ao Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais da UEPB, ora em processo de conclusão, e à minuta de atualização da Resolução UEPB/CONSEPE/0234/2020, que deverá ser enviada em breve para apreciação e deliberação por parte dos Conselhos Superiores da Universidade.
A PROGRAD informa que tais providências e encaminhamentos são imprescindíveis, visto o disposto no Decreto Estadual não ser imediatamente autoaplicável, mas carecer de marco regulatório no âmbito da UEPB, enquanto autarquia da estrutura administrativa estadual, definido pela autonomia deliberativa dos seus Conselhos Superiores, os quais promoverão as devidas adaptações às realidades e demandas específicas de cada curso de graduação.
Ao mesmo tempo, a Instituição se coloca no intuito de continuar, responsavelmente, garantindo à comunidade acadêmica a possibilidade de prosseguir a formação acadêmica de seus estudantes, com qualidade e de forma sanitariamente segura, assegurando também à comunidade docente e técnico-administrativa o desenvolvimento de suas atividades laborais em iguais condições.
Em um primeiro momento, as referidas medidas contemplarão exclusivamente as demandas das turmas concluintes dos cursos de graduação, conforme disposto no artigo segundo do oitavo parágrafo do Decreto 41.175 do Governo Estadual. Os documentos legislativos contemplarão o processo de retomada das demais atividades presenciais, por meio de etapas. Desse modo, a UEPB reitera seu compromisso no sentido de continuar buscando garantir todos os meios possíveis para que os estudantes possam prosseguir e concluir seus cursos nesse cenário de pandemia, que tem se mostrado desafiador para todos.
A UEPB reafirma que seu maior compromisso neste contexto é com a biossegurança e com a vida, da mesma forma que pede, especialmente aos estudantes, um pouco mais de paciência para a resolutividade da questão.