Programa apresenta diretriz sobre disfunção temporomandibular e dor orofacial para 1ª Macrorregião da Paraíba

27 de junho de 2024

O Programa de Extensão Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF), dos Departamentos de Odontologia, Fisioterapia e Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresenta, na quarta-feira (3), em João Pessoa, a “Diretriz Paraibana sobre Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, usuária do Sistema Único de Saúde do Estado da Paraíba”.

O lançamento ocorrerá no Auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), localizado no Centro da capital, a partir das 9h. Os(As) interessados(as) em participar do evento podem se inscrever utilizando este LINK.

Alguns nomes estão confirmados para o evento, a exemplo da fisioterapeuta e mestra em Ciência e Tecnologia da Saúde pela UEPB, Josicléia Leôncio da Silva; as professoras Ana Isabella A. M. Ribeiro e Renata de Souza C. Soares, da UEPB; as(os) docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luciana B. Lucena, Sílvia B. Benevides e André Ulisses D. Batista; o coordenador de Saúde Bucal da Paraíba, Marcílio Ferreira de Araújo; assim como Rodrigo Teixeira, presidente da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial.

Coordenadora do programa, a professora Ana Isabella Arruda M. Ribeiro lembrou que a “Diretriz” foi lançada no ano passado, em Campina Grande, e agora, o programa está apresentando o documento à 1ª Macrorregião do Estado da Paraíba. A publicação será apresentada a todos(as) os(as) profissionais da Saúde que atuam na Atenção Primária do Estado. “Como temos o objetivo de divulgar o documento em toda a Paraíba, na próxima semana iremos apresentá-lo para a 1ª Macrorregião, que tem como município sede João Pessoa, envolvendo todas as cidades circunvizinhas”, explicou.

A Diretriz sobre assistência à pessoa com disfunção temporomandibular e dor orofacial foi feita considerando a necessidade de que sejam elaborados documentos oficiais contendo informações relevantes que sirvam para assistir a esta população, e já está disponível nas publicações de e-books da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).

Os gestores e profissionais da saúde que lidam com pessoas acometidas pelas Disfunções Temporomandibulares e Dor Orofacial, um grupo de profissionais preocupados com a assistência prestada a esse perfil populacional se uniram para desenvolver a Diretriz. Os organizadores esperam que as informações contidas no documento possam fornecer elementos importantes para melhorar e ampliar o nível da assistência prestada no âmbito do Sistema Único de Saúde do Estado da Paraíba.

Além do Programa de Extensão Atenção ao Portador de Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF), e da Liga Acadêmica Interdisciplinar sobre DTM e DOF – LACIDOF, o evento conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Disfunção Temporomandibular e Dor Oficial, do Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) e do Governo do Estado.

Texto: Severino Lopes