Programa “CBN Universidade” completa um ano no ar informando e prestando serviço à população

20 de setembro de 2019

Há um ano, um projeto que surgiu com a proposta de servir como laboratório jornalístico para estudantes de Comunicação e transmitir informações para a sociedade sobre o mundo universitário, hoje se revela um modelo jornalístico que apresenta ações que mudam o dia a dia do povo paraibano. Assim é o programa “CBN Universidade”, produzido por estagiários e profissionais da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que está completando seu primeiro ano no ar, através da Rádio CBN Campina (103.5 FM).

Todos os sábados, das 9h às 10h, o programa noticia as novidades do mundo acadêmico da UEPB e as atividades de prestação de serviço que a Universidade oferece, sempre com uma linguagem atual, leve e preocupada em fortalecer a democratização da informação. O primeiro programa foi ao ar no dia 22 de setembro de 2018, graças a pioneira parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba e a Rede Paraíba de Comunicação. Com o programa deste sábado (21), são 54 edições do matutino, que oferta aos ouvintes uma opção de acesso à comunicação de forma dinâmica, pautada no uso de ferramentas digitais de última geração e sintonizada com o processo de construção e difusão do saber.

Para o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, o “CBN Universidade” foi um grande desafio que se transformou numa grata e profícua realidade. “Recebemos o convite da Rede Paraíba para produzir algo inovador, sabíamos que tínhamos condições de fazê-lo, mas era fundamental seguir os padrões técnicos e de conteúdos propostos. Produzimos uma série de programas pilotos, porque essa proposta tem como característica ser um laboratório para estudantes, que são jornalistas em formação. Digo que acertamos utilizando linguagens múltiplas, conteúdos diversos e mantendo o mesmo nível de produção ao longo desse um ano de veiculação”, afirma Hipólito, que destaca, ainda, a participação de alunos do curso de Educomunicação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na iniciativa.

Com uma hora de duração, o “CBN Universidade” apresenta, semanalmente, temas atuais e de grande utilidade para a sociedade paraibana, além de funcionar como canal de comunicação entre as ações que são desenvolvidas pela UEPB e a população que é assistida em seus diversos níveis de atuação, seja no ensino, na pesquisa ou extensão.

Durante esse primeiro ano de muito trabalho, já estiveram envolvidos mais de 20 estudantes, tanto da UEPB como da UFCG, além de mais de 10 colaboradores entre profissionais da Comunicação da UEPB e professores da Instituição, que estão contribuindo para a veiculação de um produto de qualidade, pautado nos princípios éticos do jornalismo e do respeito à sociedade. Quem perdeu alguma edição ou quem quer ouvir novamente, tem a oportunidade de acessar todas as edições do programa veiculadas no Canal Rede UEPB, que disponibiliza os áudios em sua plataforma (https://www.youtube.com/redeuepb).

Os frutos da iniciativa já têm sido colhidos pela equipe do programa, que teve a jornalista Carol Santos, formada pela UEPB, como sua primeira âncora. Ela fez parte do projeto em seu início e, hoje, graças a experiência obtida como estagiária da CODECOM, bem como na produção e apresentação do “CBN Universidade”, hoje alça novos voos. Carol classifica o programa como instrumento instigador para jovens estudantes que estão procurando aprender a fazer jornalismo de forma séria, profissional e pedagógica. “É o momento onde o aluno produz, entrevista, faz o texto, participa da edição da matéria e vê aquilo sendo veiculado em uma rádio que atinge toda Campina Grande, além de potencializar também o que é produzido dentro da Universidade para a população ter acesso”, destaca.

Atualmente, a graduanda em jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba, Luanna Albéria, é a responsável por apresentar o programa. Ela destaca que é gratificante fazer parte do “CBN Universidade” e aprender ainda mais sobre jornalismo, na prática. “Até chegar à apresentação, passei por todas as etapas: produzi matérias, fui repórter, escrevi roteiro e, agora, apresento esse programa que é um laboratório para todo estudante de jornalismo que passa por aqui. Ao longo da graduação, sonhamos com esse momento de prática e exercício da função. Tem sido uma oportunidade incrível na minha carreira e, acredito eu, que na de todos os estagiários também”, ressalta.

O “CBN Universidade” tem entrevistas, notícias gerais do mundo acadêmico e conta, ainda, com quadros temáticos permanentes sobre assuntos diversos. Integram a grade do programa a coluna “Direito e Cidadania”, com o professor Luciano Nascimento; “Saudiá”, com a jornalista Luciellen Lima; “Comunicação e Sociedade”, com o jornalista e historiador Givaldo Cavalcanti; “Português em segredos”, com o professor do Departamento de Letras, Edson Tavares. Há, ainda, o quadro “Guia Universitário”, com a jornalista Dayara Sousa; “Comportamento”, com o professor José Pereira; “Cultura, Educação e Arte”, com o reitor Rangel Junior; e “Diversão e Arte”, com o jornalista Hipólito Lucena.

Com a marca do sucesso, toda equipe do “CBN Universidade” segue informando e prestando serviço ao povo paraibano, com a certeza de que há ainda muito trabalho a ser desenvolvido e muitas informações importantes a transmitir.

Texto: Givaldo Cavalcanti e Tatiana Brandão