Programa Comunitário de Preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio realiza aula inaugural

Programa Comunitário de Preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio realiza aula inaugural
2 de julho de 2025

Universidade pública, gratuita, de qualidade, inclusiva, social e popular. Estas palavras poderiam resumir o significado do Programa Comunitário de Preparação para o Enem (Pró-Enem), programa de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A aula inaugural do semestre do Pró-Enem aconteceu na tarde desta terça-feira (1º), no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), em Campina Grande, onde são ministradas as aulas.

Na ocasião, representantes de diferentes setores da Universidade se fizeram presentes, incluindo a vice-reitora, Ivonildes Fonseca. A mesa foi composta pela reitora Celia Regina Diniz; pela pró-reitora de Extensão, Alessandra Teixeira; pelo coordenador do Pró-Enem, Faustino Moura Neto; e pela professora e egressa do Pró-Enem, Yasmim Rodrigues, que proferiu a palestra inaugural e motivacional.

A professora Alessandra destacou o programa como uma oportunidade para as pessoas mais carentes de entrar em um curso universitário. O professor Faustino relembrou a história do Pró-Enem, há 19 anos, quando ainda se chamava Pré-vest e não era um programa institucionalizado da UEPB. “A primeira turma já teve mais de 1.400 inscritos, uma procura enorme”, disse, destacando que sempre houve interesse social e repercussão da imprensa sobre o curso.

Ele destacou os principais objetivos do Pró-Enem: ser um curso gratuito de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio e ser um espaço acadêmico e de treinamento para estudantes de licenciatura e professores da Universidade. Uma das suas principais alegrias é ver professores da UEPB ou do Pró-Enem que são egressos deste programa. Em seu momento, a reitora mencionou que é por meio de ações como esta que a Universidade se aproxima da sociedade.

“Agradeço e parabenizo a todos que participam desta ação. Agradeço imensamente ao professor Faustino, que conduz este programa. É uma excelente oportunidade a de fazer parte de um programa do governo federal. Trará mais oportunidades aos jovens e irá diminuir a evasão”, afirmou a professora Celia Regina.

Yasmim Rodrigues falou de sua experiência enquanto aluna do Pró-Enem, afirmando que sem este, não teria entrado na universidade. “Eu me emociono quando vejo estudantes do Pró-Enem que também passaram na universidade. Eles me veem, comentam e agradecem. O que quero dizer aqui é que vocês acreditem no programa, mas também estudem e perseverem”, relatou.

Rede Nacional de Cursinhos Populares
O Pró-Enem da UEPB agora faz parte da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), programa do Governo Federal, sob coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Com a aprovação, o Programa será contemplado com R$ 163.200 em recursos destinados ao auxílio permanência de estudantes, ao auxílio financeiro destinado a professores (graduandos(as) e graduados(as) das licenciaturas da UEPB), coordenadores(as) (docentes da UEPB) e ao auxílio financeiro voltado para atividades técnicas e administrativas. Cada estudante matriculado no Pro-Enem receberá a quantia mensal de R$ 200, referente ao auxílio permanência, durante seis meses.

Inscrições para turmas do 2º semestre
O Pró-Enem também divulgou nesta terça-feira (1º), o edital que abre inscrições para a formação de novas turmas para o segundo semestre de 2025. As inscrições serão realizadas presencialmente na terça-feira (8), das 13h30 às 17h, no prédio do CCJ. Confira o edital completo aqui.

Texto e fotos: Juliana Rosas