Programa de Educação Tutorial do curso de Farmácia lança e-book sobre saúde e direitos do idoso

17 de fevereiro de 2022

Como é envelhecer no Brasil? O que se pode fazer para alcançar a longevidade com mais qualidade? Estas e outras questões são respondidas e problematizadas no recém-lançado e-book “Envelhecimento humano: saúde e direitos do idoso”, produzido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Farmácia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O livro é organizado por Maria do Socorro Ramos de Queiroz, docente do Departamento de Farmácia e tutora do PET Farmácia UEPB. A obra traz um olhar interdisciplinar e multiprofissional sobre o envelhecimento humano. Segundo a organizadora, o interesse em trabalhar o tema surge por o Brasil ser um país onde cresce a população de idosos e a velocidade com que a população brasileira envelhece supera a da implementação de ações para oferecer uma vida com mais qualidade a quem chega à terceira idade. Este também é o grupo etário que o PET Farmácia da UEPB desenvolve as suas atividades de extensão e pesquisa.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera idoso aquele indivíduo que tem 60 anos ou mais de vida. A OMS prevê que em 2025, o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas na terceira idade. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais.

A experiência dos autores, descrita nos 12 capítulos que compõem o livro eletrônico, detalha para a comunidade acadêmica e interessados, como trabalhar as ações voltadas ao idoso e ampliar os conhecimentos na área. O e-book teve colaboração do Ministério da Educação e Cultura, através da Secretaria de Ensino Superior; da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A professora Maria do Socorro Ramos agradece especialmente o interlocutor dos grupos PET, Bruno Henrique Timbó, e todos que compõem o Departamento de Farmácia.

O livro eletrônico pode ser baixado gratuitamente aqui. Mais informações sobre o PET Farmácia UEPB estão disponíveis no perfil https://www.instagram.com/petfarmaciauepb, onde também se encontra o link para download do e-book.

Texto: Juliana Rosas