Programa de Extensão Humaniza Bosque Carlos Belarmino celebra cinco anos com programação especial
Nesta sexta-feira (25), o Programa de Extensão Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB) preparou uma programação em comemoração aos seus cinco anos de fundação. O Humaniza Bosque localiza-se no Centro de Humanidades (CH), Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Haverá atividades durante todo o dia, das 8h às 21h, a exemplo de doação de mudas e realização de oficinas.
Em todos os turnos, haverá atividades socioambientais, como doação de mudas, visitas guiadas ao espaço, venda e troca de livros, distribuição de lembrancinhas e presentes-surpresa. Às 9h, está agendada a roda de conversa “Socialização de práticas ambientais desenvolvidas no Programa de Extensão HBCB e suas contribuições para a educação ambiental crítica”.
Às 14h, haverá a oficina “Oito dinâmicas criativas para se trabalhar educação ambiental nas escolas”, seguido de um recital de poesia regado a chá e lanchinhos. Às 19h, o Cine HBCB exibe os vídeos “Filosofia de pedreiro” e “O livro de Paulo”.
Sobre
Um lugar de contemplação da paisagem, práticas de lazer, relaxamento e ao mesmo tempo um espaço de aprendizagem sobre as questões ambientais e ecológicas. Esta é a proposta do Humaniza Bosque Carlos Antônio Belarmino Alves. O espaço é fruto do projeto de extensão implantado pela professora Luciene Arruda e pelo professor Carlos Belarmino. Carlos Antônio Belarmino Alves era geógrafo e faleceu em 2020, vítima da covid-19, durante a pandemia.
A ideia de homenagear o professor Belarmino e batizar o espaço com o nome dele foi do grupo de professores que conviveram com o docente e conheceram a luta e empenho do docente em prol da educação. Pouco depois, o HBCB transformou-se em programa de extensão, abrigando diversos projetos, de diferentes matizes e provenientes de distintos cursos do CH.
Atualmente, a equipe de professores envolvidos criou o Programa de Extensão para Ampliação da Discussão e Prática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em escolas públicas e comunidades do Estado da paraíba, formado por sete projetos de extensão que possuem sete bolsistas e 20 voluntários.
Mais informações sobre o Humaniza Bosque podem ser conferidas aqui e aqui.
Texto: Juliana Rosas
Você precisa fazer login para comentar.