Programa de Extensão realiza ação de prevenção ao abuso sexual infantil em escola pública de Campina Grande
O Programa de Extensão Rede Materna, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promoveu na sexta-feira (31), uma ação educativa voltada à prevenção ao abuso sexual infantil na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Manoel Sabino de Farias, localizada na zona rural do bairro Nova Brasília, em Campina Grande. A atividade foi realizada a partir de uma demanda da Unidade Básica de Saúde (UBS) Padre Hachid Ilo Bezerra, parceira do programa, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
A atividade teve como objetivo fortalecer o diálogo sobre o cuidado e a proteção de crianças e adolescentes. Na ocasião, a equipe do Rede Materna desenvolveu duas oficinas educativas, adaptadas de acordo com a faixa etária dos participantes. Durante as oficinas, as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I participaram de dinâmicas de grupo, atividades com fantoches, colagens e origamis, que possibilitaram a abordagem do tema de forma lúdica, acessível e respeitosa.
A ação contou com a participação das integrantes do programa: professora Kathleen Vasconcelos, do curso de Serviço Social, e as extensionistas Roana Admilla, de Enfermagem; Yasmin Vitória, de Psicologia; e Lia Flins, de Serviço Social. Segundo a equipe, o momento foi marcado por grande interação, acolhimento e troca de saberes, tanto para as crianças, quanto para as estudantes extensionistas.
Para a professora Kathleen Vasconcelos, coordenadora do programa, momentos como esse reforçam o compromisso da Universidade com a formação cidadã e o fortalecimento das redes de cuidado e proteção social. “Foi um momento de significativo aprendizado e de uma troca muito rica com as crianças. Agradecemos imensamente pela oportunidade e pela calorosa recepção de todos os trabalhadores e trabalhadoras da escola”, destacou.
O Programa de Extensão Rede Materna atua na promoção da saúde integral de mulheres, gestantes, crianças e famílias, por meio de ações educativas, acolhimento e articulação com serviços da rede de atenção básica, contribuindo para a formação profissional dos(as) estudantes e o fortalecimento do vínculo entre a UEPB e a comunidade. Para agendamento de novas ações ou outras informações, acesse a rede social do programa: @rede_materna_extensão.
Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)
Acesso à Informação

Você precisa fazer login para comentar.