Programa de Pesquisas Ecológicas promove ação de projetos junto à comunidade indígena em Marcação

Programa de Pesquisas Ecológicas promove ação de projetos junto à comunidade indígena em Marcação
1 de dezembro de 2025

O Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – Rio Paraíba Integrado (PELD-RIPA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realizou, na quinta-feira (27) e sexta-feira (28), uma ação na Aldeia Indígena Tramataia, no município de Marcação, Litoral Norte da Paraíba. Participaram da atividade mais de 60 pessoas de diversas instituições de ensino como Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

Os projetos associados expuseram em standes na beira do Rio Mamanguape os materiais de suas pesquisas para apresentar à comunidade indígena, incluindo atividades de saúde bucal, trabalhos sobre o bioma, a fauna e a flora, conteúdos sobre a geografia e atrativos como óculos de realidade virtual, experiência com microscópios e jogos educativos.

“O intuito é de aproximar a Universidade da comunidade. Temos uma exposição de todas as pesquisas dos diferentes programas de pós-graduação e programas de extensão apresentados para a comunidade, pesquisas que realizamos aqui no estuário do Rio Mamanguape. No total, são mais de 100 projetos desenvolvidos no nosso programa”, disse a professora Joseline Molozzi.

A aldeia realizou a Festa do Toré, tradicional manifestação dos indígenas potiguaras, e fez uma apresentação de boi de reisado. Paralelamente, promoveu também a Assembleia das Mulheres Indígenas da Paraíba. “É grandioso para a comunidade receber a Universidade aqui e chegou na hora certa porque a comunidade estava carente desse momento. A gente precisava ter esse momento da universidade mais próximos dos indígenas, porque a gente é parceiro”, disse o Cacique Elias.

Os standes receberam crianças de várias escolas indígenas. No espaço do projeto “Caravana Ondas do Saber – Diversão em cada canto da Paraíba”, os curumins puderam brincar e aprender com jogos educacionais complexos desenvolvidos para ensinar sobre a fauna e a flora local. “A gente constrói de uma forma que quem ganha o jogo é quem atinge o objetivo educacional. Então o carro-chefe das ações dessa vez em Tramataia são os jogos educacionais. Todos os jogos a gente trabalha com a biodiversidade da Paraíba”, explicou a professora do Laboratório de Ensino de Biologia, Ismânia Marques.

A equipe do projeto levou quatro tipos de jogos educacionais e atraiu dezenas de crianças e adultos nos dois dias de ação. A pequena Ana Luisa Damásio, de 8 anos, se divertiu e aprendeu bastante. “Ontem a tia me ensinou e agora estou ensinando como jogar aos meus amiguinhos da escola. Eu gostei muito dos jogos e aprendi também”, falou a menina.

O professor indígena Piatã acompanhou as suas turmas de estudantes na ação. “É de suma importância pois é algo novo para eles e que incentiva a aprenderem, a ver algo novo, fazer novas amizades. Tanto para as crianças, quanto para a juventude indígena, quanto para a comunidade em geral”, disse.

Tramataia
A Aldeia Tramataia tem mais de 200 hectares de extensão e cerca de 1.100 pessoas nativas da localidade. Os povos indígenas da terra são da etnia potiguara. A aldeia fica nas margens do estuário do Rio Mamanguape. A principal atividade comercial é a pesca e a carcinicultura.

PELD-RIPA
O programa envolve dezenas de pesquisadores, programas de pós-graduação, laboratórios e projetos das universidades Estadual da Paraíba (UEPB), Federal de Campina Grande (UFCG) e Federal da Paraíba (UFPB), além do Instituto Federal de Educação na Paraíba (IFPB), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq-PB) e do Instituto Nacional do Semiárido (INSA). O trabalho desenvolve inúmeros estudos e projetos em todo o leito do Rio Paraíba.

Texto: Isis Coelho
Fotos: Rafael Mélo (Divulgação)