Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde promove evento sobre reforma psiquiátrica

19 de abril de 2023

O Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza, no dia 10 de maio, às 15h, o evento 3ª Reforma Psiquiátrica em Movimento: diálogos com o psiquiatra italiano Ernesto Venturini, que acontece no Auditório de Psicologia, Câmpus de Campina Grande. As inscrições podem ser feitas por este link.

A atividade é organizada pelas professoras Thelma Maria Grisi Velôso e Maria do Carmo Eulálio, do PPGPS, e tem como público-alvo professores e alunos de graduação e pós-graduação e profissionais dos serviços substitutivos de saúde mental

Reforma Psiquiátrica no Brasil
A proposta de reforma psiquiátrica brasileira, materializada na Lei de Reforma Psiquiátrica no Brasil (Lei 10.216/2001), inspirada na psiquiatria democrática italiana, questionou o lugar reservado à loucura na sociedade e propôs uma desinstitucionalização e uma desconstrução do aparato asilar e da concepção de loucura com a criação de vários dispositivos, como os Centros de Assistência Psicossocial (CAPS) e as Residências Terapêuticas.

A UEPB, assim como outras universidades, vem contribuindo com a implementação da Reforma realizando pesquisas, projetos de extensão, estágios supervisionados na rede de saúde mental, discussões em sala de aula, realização de eventos, entre outros.

Ernesto Venturini é psiquiatra e referência internacional na discussão sobre saúdes pública e mental. Como assessor da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) para a América Latina, acompanha a reforma psiquiátrica brasileira desde 1992. É colaborador de universidades italianas e internacionais e tem diversas publicações no campo da saúde mental e da reforma psiquiátrica. A ideia é de que ele possa contribuir para aprofundar discussões e reflexões sobre o tema saúde mental e sobre os desafios de consolidação do projeto de reforma psiquiátrica no Brasil.

Mais sobre o evento em https://eventos.uepb.edu.br/iiireformapsiquiatrica.

Texto: Juliana Rosas