Programa de Pós-graduação em Química realiza primeira defesa de dissertação de mestrado por uma discente internacional
O Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) anunciou um marco histórico em sua trajetória: a sua 93ª defesa de dissertação de mestrado, que também foi a primeira realizada por uma discente internacional. O evento, realizado no dia 29 de setembro de 2025, às 14h, consolida os esforços de internacionalização do programa e reflete seu crescente impacto em âmbito global.
A mestranda Júlia Maria Orleans da Silva, professora universitária em seu país de origem, Timor-Leste, defendeu o trabalho intitulado “Estudo Teórico das Propriedades Termodinâmicas e Espectoscópias do L-DOPA: Um Precursor da Dopamina”. Desenvolvida ao longo de seu mestrado no PPGQ, a pesquisa representou uma oportunidade de aperfeiçoamento acadêmico e técnico para a discente, que já atua na formação de novos profissionais em sua terra natal.
Em seu estudo, a professora Júlia empregou métodos da Química Teórica e Computacional para investigar as propriedades da Levodopa (L-DOPA), fármaco essencial no tratamento da doença de Parkinson. A análise detalhada do comportamento molecular da substância, por meio de simulações computacionais, oferece contribuições relevantes para o avanço das ciências farmacêutica e de materiais.
A banca examinadora foi composta pelos professores, Juracy Régis de Lucena Júnior (PPGQ-UEPB), presidente e orientador, Railton Barbosa de Andrade (PPGQ-UEPB), coordenador além do professor Ezequiel Fragoso Vieira Leitão (PPGQ-UEPB / UFCG), membro interno e a professora Elizete Ventura do Monte (UFCG), membro externo.
Para a coordenação do programa, a defesa simbolizou um momento singular, representando não apenas uma troca acadêmica, mas também cultural. A presença da Professora Júlia no programa fortalece os laços entre o Brasil e Timor-Leste e enriquece o ambiente de pesquisa do PPGQ-UEPB.
Assim, a 93ª Defesa do PPGQ vai além da conclusão de um ciclo formativo: é a materialização da missão do programa de produzir e disseminar conhecimento para além das fronteiras nacionais, formando recursos humanos de excelência que impactam positivamente a educação e a ciência em seus países de origem.
Texto: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.