Programa de Pós graduação em Saúde Pública da UEPB promove Formação em Gestão de Pesquisa para Profissionais do SUS

6 de outubro de 2025

O Programa de Pós graduação em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba (PPGSP- UEPB), promoveu entre os meses de março e setembro, a Formação em Gestão de Pesquisa para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso foi voltado para qualificar os trabalhadores da saúde na condução de projetos de pesquisa aplicados à realidade do SUS.

Coordenado pela professora Claudia Santos Martiniano, o Curso contou com a colaboração de docentes do PPGSP, do Departamento de Enfermagem e a Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande (SMS-CG) e enfermeira Maria Núbia de Oliveira, que é diretora de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da SMS-CG.

Participaram do curso gestores e trabalhadores da saúde atuantes na Rede de Atenção à Saúde de Campina Grande, com perfis profissionais diversos, incluindo enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, cirurgiões-dentistas, psicólogos, nutricionistas e farmacêuticos. O grupo foi composto por profissionais oriundos de diferentes setores da atenção básica, média e alta complexidade, vigilância em saúde, saúde mental e gestão do trabalho e educação na saúde. Além da professora Claudia Martiniano, o curso contou com a participação de outros docentes que também ministraram aula no curso e estudantes de graduação, na condição de extensionistas de apoio.

Ao longo da formação, foram promovidos diversos encontros presenciais, com destaque para aulas expositivas, oficinas práticas e momentos de orientação de projetos. Ao todo, foram somados 12 encontros com temas diversos, tais como, “A importância da produção científica para a comunidade”; “Pesquisa científica e elementos de um projeto de pesquisa (introdução, justificativa, objetivo, metodologia, hipóteses e pressupostos)” e “Busca e seleção de referência bibliográficas eletrônicas”.

No Curso foram debatidos, ainda, outros temas como: “Estudos de revisão e artigo científico; Aspectos éticos na pesquisa com seres humanos; abordagem quantitativa e desenhos quantitativos; instrumentos e técnicas de coleta de dados”; “Organização e análises de dados quantitativos”; “Busca e análise exploratória de dados secundários em bancos de dados nacionais”; “Abordagem qualitativa e desenhos qualitativos” e “Organização e análises de dados qualitativos”.

O encerramento do curso foi no dia 30 de setembro de 2025, e ao final os participantes apresentaram produtos técnicos-científicos desenvolvidos ao longo da formação.

Segundo a coordenadora, esses produtos evidenciam o compromisso dos profissionais com a melhoria contínua dos serviços públicos de saúde e demonstram a importância de fortalecer o papel da pesquisa no cotidiano do SUS.

Texto: Severino Lopes