Programa Humaniza Bosque Carlos Belarmino inicia nova etapa após conclusão de estudos em 2024
Já com cinco anos de trabalho voltados à extensão universitária, o Programa Humaniza Bosque Carlos Belarmino (HBCB) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), desenvolvido no Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, localizado em Guarabira, iniciará nova etapa de atividades. Após a conclusão de estudos realizados em 2024, a iniciativa está em fase de conclusão dos relatórios de bolsistas para dar continuidade as suas ações.
Atualmente com sete projetos de extensão que envolvem os Departamentos de Geografia e Letras, além da Biblioteca Central do Câmpus III, o Humaniza Bosque seguirá com parcerias envolvendo escolas públicas e privadas de Guarabira, que incentivam estudantes desde a educação infantil ao ensino médio, a praticar a Educação Ambiental.
A partir desta nova etapa do Programa, os professores Belarmino Mariano e Lucas Augusto assumirão a Coordenação do HBCB, uma vez da aposentadoria da professora Luciene Arruda. Os(As) docentes do Câmpus III seguirão contribuindo nas atividades do Humaniza Bosque, com projetos específicos e que têm o objetivo de ampliar o alcance da educação via atividades de extensão.
Este ano também contará com a proposta de aprofundar os estudos envolvendo as questões climáticas e a importância das coberturas verdes na mitigação dos efeitos de ilhas de calor na cidade de Guarabira. O que já está em curso é o processo de corte de capim no local, recuperação de mudas, jarros e placas de identificação das espécies. O Humaniza Bosque Carlos Belarmino é um lugar de contemplação da paisagem, práticas de lazer, relaxamento e ao mesmo tempo um espaço de aprendizagem sobre as questões ambientais e ecológicas.
O espaço é fruto do projeto de extensão implantado pela professora Luciene Arruda e pelo professor Carlos Belarmino. Carlos Antônio Belarmino Alves era geógrafo e faleceu em 2020, vítima da covid-19, durante a pandemia. A ideia de homenagear o professor Belarmino e batizar o espaço com o nome dele foi do grupo de professores que conviveram com o docente e conheceram a luta e empenho do docente em prol da educação. Pouco depois, o HBCB transformou-se em programa de extensão, abrigando diversos projetos, de diferentes matizes e provenientes de distintos cursos do CH.
Texto: Givaldo Cavalcanti (com informações de Belarmino Mariano)
Fotos: Belarmino Mariano (Divulgação)
Você precisa fazer login para comentar.