Programa Pet-Saúde promove encontro sobre gestão e assistência para fortalecimento do Sistema Único de Saúde

6 de julho de 2023

Nos dias 26 e 27 de julho, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverão o Encontro Inter-Pet-Saúde da Paraíba, com o objetivo de refletir sobre a importância do Programa Pet-saúde: gestão e assistência na Paraíba e fortalecer a relação ensino-serviço-comunidade no cenário do Sistema Único de Saúde, formação e trabalho em saúde no SUS.

O encontro é uma realização dos projetos vinculados ao Programa Pet-Saúde da UEPB, dos câmpus de Campina Grande e Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O público-alvo são os integrantes dos Pet-saúde: gestão e assistência 2022-2023.

A ação ainda pretende realizar a finalização da edição dos projetos vinculados ao Pet-saúde das cidades de Campina Grande, Cuité, Nova Floresta e João Pessoa; e promover a socialização de experiências vividas no Pet-saúde pelas diferentes equipes do estado da Paraíba. A Comissão Organizadora do evento é composta pelas professoras Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Luzibênia Leal, Gracielle Malheiro dos Santos e Simone Bezerra Alves.

A atividade do dia 26 de julho será realizada de forma on-line e transmitida pelo canal Rede UEPB, no YouTube, a partir das 19h. No dia seguinte, a programação acontece de forma presencial, nos turnos manhã e tarde, no Auditório e salas de aula do Departamento de Psicologia, em Campina Grande.

Sobre
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há mais de 10 anos. O programa visa contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do SUS. O PET-Saúde, conduzido pelo Ministério da Saúde, tem como premissa a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Confira a programação completa AQUI.