Programas de pós-graduação são contemplados com 68 vagas no Programa Move La America

18 de julho de 2024

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) foi contemplada com 68 vagas no Programa Move La America, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Esta iniciativa visa impulsionar a internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, reforçando programas de cooperação e de intercâmbio com outras universidades da América Latina e Caribe.

O Move La America foca na atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa da América Latina e Caribe, permitindo o fortalecimento dos programas de pós-graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional. Foram contemplados 13 programas de pós-graduação da Instituição.

Segundo o professor Francisco Jaime Bezerra, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, “este é mais um esforço da UEPB para a internacionalização do ensino e pesquisa. Acredito que teremos muitas vagas preenchidas e isso nos ajudará em convênios futuros e articulação junto à Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), que frequentemente recebe diversos alunos estrangeiros”, comentou o docente.

Os bolsistas estrangeiros ainda terão a oportunidade de realizar estágios, pesquisas, atividades de extensão ou cursar disciplinas nos PPGs da UEPB. As aulas serão ministradas em português, inglês, espanhol ou francês, a depender da disciplina e programa escolhido, para bolsistas nos níveis de mestrado e doutorado.

A Capes financiará as bolsas de estudo conforme as diretrizes estabelecidas na Portaria nº 84/2024. Os benefícios incluem mensalidade, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação e auxílio seguro-saúde. O prazo de inscrições para os estudantes estrangeiros começa no dia 18 de julho e vai até 8 de agosto.

O professor Francisco Jaime também informou que, do mesmo modo que a Universidade Estadual, outras universidades da América Latina também podem participar deste edital e abrir vagas a estudantes de fora, o que implica que brasileiros e estudantes da UEPB possam inscrever-se. Cinco estudantes de pós-graduação da Instituição foram contemplados no último edital do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE).

Texto: Juliana Rosas