Programas de Residência Pedagógica e Iniciação à Docência promovem formação sobre cordel pedagógico

19 de abril de 2021

A formação “Cordel pedagógico na sala de aula, da história das ciências aos problemas sociais” será realizada nos dias 21 e 22 de abril, às 15h, via plataforma Google Meet, com inscrições pelo link https://forms.gle/K3iwG8C8ZWSXBeJP8. A atividade está inserida no Programa de Residência Pedagógica e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e será ministrada pelo educador e pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas, Josenildo Lima.
A atividade é a primeira do Seminário “Tardes Formativas: Pibid & RP – UEPB”, que objetiva apresentar as ações desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID e da Residência, nas escolas-campo de diferentes municípios da Paraíba.
O PIBID existe na UEPB desde 2011 e é um programa concebido pelo Ministério da Educação (MEC), atendendo às atribuições legais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com objetivo de incentivar a formação de professores para a atuação na Educação Básica, contribuir para a elevação da qualidade dos processos educacionais das escolas públicas municipais e estaduais, além de valorizar o magistério, incentivando a opção pela carreira docente.
Já o Programa de Residência Pedagógica, com o primeiro edital lançado na UEPB em 2018, tem como meta fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre Universidade e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores.
O Seminário Tardes Formativas é mais um espaço para diálogo sobre os processos de formação de professores, contribuições entre a escola e a universidade e aproximação entre teoria e prática. Para os meses de abril e maio estão programadas ainda outras três atividades. Haverá emissão de certificado de participação e a programação completa está no Instagram dos programas Residência Pedagógica e Pibid (@pibid_rp_uepb).
Josenildo Lima é licenciado em Física, tem especialização em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na área de concentração Ensino de Física, ambos realizados na UEPB. Participou de projetos de extensão que visam a popularização da ciência e escreve folhetos da literatura de cordel com temas relacionados à ciência. Nesta atividade, ele apresentará um capítulo de livro de sua autoria sobre sua pesquisa no mestrado e uma nova produção com propostas de como ensinar Física com a literatura de cordel.
Texto: Juliana Rosas