PROINFRA e Centro Integrado de Comando e Controle realizam reunião para tratar sobre segurança

16 de abril de 2025

Representantes da Pró-reitoria de Infraestrura (PROINFRA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado da Paraíba, realizaram, na manhã desta terça-feira (15), uma reunião onde o objetivo foi avaliar o sistema de monitoramento da UEPB. Esse encontro faz parte do plano de ampliação da segurança na Instituição que conta com a parceria da Secretaria de Segurança e da Defesa Social da Paraíba.

Participaram da reunião a pró-reitora de Infraestrutura, professora Weruska Brasileiro; a tenente-coronel Jousilene Sales, coordenadora do CICC em Campina Grande; além de integrantes da Coordenadoria de Tecnologia, Informação e Comunicação (CTIC) da UEPB. Durante o encontro foi avaliada a possibilidade de conectar o sistema de vigilância de câmeras da UEPB ao sistema da equipe de Inteligência do Estado, além de analisar os pontos em que serão instaladas as novas câmeras de identificação visual.

Esta reunião faz parte de uma série de medidas que vêm sendo providenciadas, em conjunto, desde o dia 7 de abril, na busca para alcançar uma forma efetiva de colaboração entre a Segurança Pública do Estado e a UEPB. De acordo com a pró-reitora Weruska Brasileiro, um sistema mais avançado será implantado em todo o perímetro externo da UEPB, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle, com a instalação de câmeras de inteligencia para detecção facial. Dessa maneira, muito em breve, todas as vias públicas que dão acesso à Universidade estarão sendo monitoradas pela Segurança do Estado.

O novo sistema permite que, tanto a Polícia Militar como a Polícia Civil, tenham acesso às imagens. Caso apareçam nos registros fisionomias de pessoas que constem no banco de dados como procuradas pela polícia, ou que tenham algum mandado de prisão, logo serão identificadas e, em seguida, as forças de segurança serão acionadas para fazer as atuações necessárias.

Internamente, a UEPB ainda vai aderir a uma ata de controle de vigilância digital, também com câmeras inteligentes, que detectam se uma pessoa tem comportamento suspeito ou movimentos bruscos, sendo necessário iniciar protocolos de segurança. Tem-se em vista, ainda, a instalação de um sistema de controle de volumes, que ocorre, por exemplo, quando alguém ingressa em um ambiente com um objeto de determinado tamanho e, em seguida, sai com outro que não condiz com o primeiro.

O sistema de controle que a Segurança do Estado traz para a UEPB tem um antecessor bastante conhecido: ele é equivalente ao que já vem sendo usado no Parque do Povo, durante o período do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Neste caso, em específico, terá utilização perene, nas vias de acesso do perímetro externo do Campus de Bodocongó.

Realizações futuras
Além das instalações imediatas das câmeras, em breve a PROINFRA trabalhará com planos de controle de acesso por meio de catracas. “Porém, como instalar catracas é um processo a ser executado a médio prazo, pois é preciso alterar a infraestrutura, esse trabalho será realizado no próximo mês”, explica a pró-reitora.

Já o controle de imagens pela Segurança do Governo do Estado, em tempo real, 24 horas por dia, tem implementação agendada já para os próximos dias, sendo integrado também às câmeras da UEPB. “Com as novas câmeras inteligentes, já é possível garantir maior controle, tanto interno como externo, por meio do CICC na UEPB”, afirma.

As ações, aliadas ao uso de tecnologia de ponta, só endossa a responsabilidade por um ambiente mais seguro na Instituição.

Texto: Giuliana Rodrigues
Fotos: Reprodução Rede UEPB