Projeto “Benditas Fases” promove quinto curso com proposta de estudar obras da Idade Média inglesa
O Projeto de extensão “Benditas Fases”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Benditas Escritas Transgressoras, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), promove no período de 14 de abril a 9 de junho a 5ª fase do curso “Leitura de textos de autoria feminina na interface, literatura e filosofia”. Nesta fase serão estudadas as obras das escritoras inglesas Juliana de Norwich e Margery Kempe.
O curso abriu as inscrições nesta quinta-feira (20), estendendo-a até 10 de abril, podendo ser feitas on-line por meio deste formulário. A fase 5 do projeto terá como ministrante a professora Fernanda Cardoso Nunes, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE).
Coordenado pela professora Simone Marinho, do Programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) e do Curso de Filosofia da UEPB, o curso tem carga horária de 30 horas, sendo 10 horas síncronas e 20 horas assíncronas. O curso tem como público-alvo estudantes que fazem parte do Grupo de Pesquisa BET (Benditas Escritas Transgressoras); discentes das Graduações em Filosofia e em Letras da UEPB, além de matriculados(as) no PPGLI e estudantes do UECE e FAFIDAM.
O projeto tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e é preciso participar de pelo menos quatro encontros para ter direito ao certificado. O curso tem como objetivo ler e fomentar a discussão sobre textos escritos por mulheres. Nesta quinta fase, a proposta é fazer um retorno à Idade Média inglesa, buscando apresentar e discutir as obras “A Revelation of Love” (c. 1395), de autoria da mística inglesa Juliana de Norwich (c.1343 – c. 1416), em sua versão longa, e “O Livro de Margery Kempe” (c. 1438), de Margery Kempe (1373 – c. 1438), observando o pioneirismo das duas autoras dentro do contexto literário medieval inglês.
Texto: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.