Projeto “Cidadania é Liberdade” recebe visita técnica avaliativa da 4ª fase do Prêmio Innovare

A manhã desta sexta-feira (25) foi de expectativa e celebração para os(as) participantes do projeto “Cidadania é Liberdade”, desenvolvido pelo Setor de Serviço Social da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O motivo foi a realização de uma visita técnica avaliativa do Prêmio Innovare, concurso que tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no sistema de Justiça do Brasil.
A visita foi realizada por Luciana Menezes, consultora e representante do Instituto de Pesquisa Datafolha, que foi recebida na sede da Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) onde conheceu mais sobre o projeto. Posteriormente, ela percorreu as dependências da Universidade para conhecer os(as) participantes do “Cidadania é Liberdade”, como também averiguar as atividades que são desempenhadas.
O Projeto “Cidadania é Liberdade” é resultado de convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba (SEAP/PB) e existe desde 2003. A iniciativa busca garantir oportunidades de reinserção social por meio do trabalho digno e orientado em ambiente acadêmico, com foco na valorização da dignidade humana e na formação cidadã. De acordo com Juliana Grangeiro, assistente social da PROGEP, essa iniciativa envolve 40 reeducandos(as), distribuídos entre os câmpus I, III e V, atuando nos setores de manutenção predial, limpeza, apoio administrativo e bibliotecas.
“Nós estamos muito contentes pela vinda da consultora para conhecer mais sobre nosso projeto. Estar na 4ª fase do Prêmio Innovare 2025 já é uma conquista muito grande para nós, uma vez que estamos concorrendo na categoria ‘Justiça social e cidadania’, que envolve centenas de projetos de todo Brasil. Vamos mostrar o que fazemos no projeto e ficar na torcida para irmos até a final do prêmio”, disse Juliana.
O projeto “Cidadania é Liberdade” foi registrado oficialmente na 22ª edição do Prêmio Innovare sob o título “Espaços de ressocialização pelo trabalho: o caso do Sistema Integrado de Bibliotecas da UEPB”, submetido em 26 de maio, pela bibliotecária Ana Virginia de Queiroz Melo Leite, em conjunto com Juliana Grangeiro Sales Bezerra, e a bibliotecária Camile de Andrade Gomes. As três falaram um pouco da iniciativa à consultora Luciana Menezes.
A participação da UEPB nesta edição do Prêmio Innovare, por meio do Setor de Serviço Social da PROGEP, é por realizar acompanhamento sistemático, além da produção de relatórios mensais, articulação interinstitucional e processos contínuos de integração e avaliação funcional, com suporte social, visitas aos setores, entrevistas individuais, articulação com órgãos, rede socioassistencial, de saúde, previdenciária, sociojurídica e familiares dos(as) integrantes do projeto.
O Prêmio Innovare tem como proposta identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público. A próxima fase do concurso será a reunião para a escolha dos vencedores, ainda em data a ser divulgada.
Texto e fotos: Givaldo Cavalcanti
Você precisa fazer login para comentar.