Projeto de extensão de Psicologia realiza encontro com o tema fundamentalismo religioso na política

6 de agosto de 2024

Está marcado para esta sexta-feira (9), às 10h, no Auditório 1 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande, o 3º Encontro do Laboratório Almateriato, projeto de extensão do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá a mesa-redonda “Fé, poder e ódio: o fundamentalismo religioso na política”. As inscrições serão feitas no ato do evento e os participantes terão direito à certificação de presença, por parte da Pró-reitoria de Extensão (PROEX).

A mesa contará com as participações do advogado e ativista da diversidade religiosa Elianildo Nascimento, de Brasília; da jornalista e ativista da diversidade religiosa e dos direitos das mulheres e populações LGBTQIAP+ Manu Alves, de Campina Grande; e do mestre em educação, ativista digital e pastor batista Wilkens Lenon, também de Campina Grande.

O Laboratório Almateriato de Psicologia da Saúde: Consciência Corporal, Espiritual e Política é coordenado pelo professor Jorge Dellane da Silva Brito, que vem realizando, desde meados de 2023, reuniões de estudo e produção de eventos públicos de caráter interdisciplinar, procurando integrar três importantes planos de experiência do fazer humano: o pensamento, o corpo e a ação social.

Esses três eixos se condensam no nome “Almateriato”: alma (mente, psiquismo, espírito); matéria (corporeidade, expressividade corporal); ato (ação social e política). O fio condutor dos estudos, dos eventos de debates e sensibilizações promovidos pelo Almateriato é o conceito de saúde como compreendido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), enquanto bem-estar biopsicossocial, correspondendo também à visão ampla que a Psicologia da Saúde sustenta em suas reflexões e fazeres.

O projeto faz interlocuções com as mais diversas áreas do saber, como a filosofia da mente, as neurociências, a psicossomática, as filosofias ocidentais da vida, as tradições orientais, a psicologia social, a psicologia política.

Texto: Juliana Rosas