Projeto de extensão “Luz Negra” vence prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social

13 de maio de 2024

O projeto de Extensão “Luz Negra: Jornalismo antirracista”, desenvolvido no curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), foi o vencedor da primeira edição do Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social, Região Nordeste 2024, na modalidade Extensão. A solenidade de entrega da premiação aconteceu na sexta-feira (10), no Auditório da reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na cidade de Natal (RN).

O anúncio do resultado da premiação marcou o encerramento da programação do 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, o Intercom Nordeste, realizado de 8 a 10 e maio na UFRN.

O professor Rostand Melo, coordenador do projeto, recebeu o prêmio das mãos da professora Ariane Pereira, vice-presidenta nacional da Intercom, e da professora Márcia Guena, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Comunicação Antirracista e Pensamento Afrodiaspórico” do Intercom. “Foi um momento emocionante pelo reconhecimento dos resultados do projeto e de seu potencial transformador. É um estímulo para seguir em frente com o Luz Negra, ampliando ações e buscando novas parcerias”, avalia o docente.

Concorreram ao prêmio todos os trabalhos apresentados durante a Jornada de Extensão do Intercom Nordeste. O projeto apresentou o trabalho intitulado “Projeto Luz Negra: seis anos de atuação na educação antirracista”, de autoria do professor Rostand de Albuquerque Melo e da estudante concluinte Samanta Rocha Lima, bolsista do Luz Negra nas cotas 2022-2023 e 2023-2024.

O texto faz um balanço das ações do projeto que foi criado em 2018 e desde então já desenvolveu atividades em seis escolas públicas da Paraíba, com a participação efetiva de 390 estudantes de turmas que vão desde o 6º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino médio. Além das oficinas em escolas públicas, o projeto mantém um blog para produção de conteúdo antirracista disponível no endereço medium.com/luznegra e um perfil na rede social Instagram.

De acordo com o regulamento da premiação, os autores ganhadores serão convidados e publicar seus trabalhos, na versão completa, em e-book. Ao todo, participaram da Jornada de Extensão 19 trabalhos, no formato de resumo expandido, oriundos de cursos de Comunicação de oito estados nordestinos. Além da Paraíba, também foram apresentados projetos de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

O Prêmio Intercom de Comunicação para a Transformação Social é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, Intercom. Trata-se de uma novidade para a programação dos cinco congressos regionais da entidade para 2024. O Intercom Nordeste foi o primeiro evento regional do ano. O prêmio está organizado em cinco modalidades: Pesquisa (doutorandas e doutorandos), Pesquisa (mestrandos e mestrandas), Pesquisa (graduandas e graduandos), Ensino e Extensão.

EXPOCOM
O curso de Jornalismo da UEPB também venceu em duas modalidades da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Expocom Nordeste 2024. Na modalidade “Roteiro de documentário” o vencedor foi “Meu Palco é a Rua – Roteiro” de autoria de José Nilo Campos e orientação da professora Cássia Lobão. Já na modalidade “Blog/Website” o prêmio ficou com o “Website Campina Cultural” de Felipe José Meneses e orientação de Rafael Melo.

Fotos: Hadassa Miquelino, Rierson Marcos e Arthur Felipe (Divulgação)