Projeto de extensão que auxilia pacientes com cefaleia e algias na coluna abre inscrição para atendimentos

19 de abril de 2023

Desenvolvido pelo Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o projeto de extensão “Oficina de Massagem” está com inscrições abertas para atender pacientes que sofrem com cefaleia (dor de cabeça) e algias na coluna. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever acessando este link e aguardar contato para agendamento. Os atendimentos acontecerão a partir do dia 26 de abril, sempre às quartas-feiras, das 13h às 17h, na Clínica Escola de Fisioterapia.

O projeto é coordenado pela professora Socorro Barbosa, pró-reitoria da Extensão, e tem como colaboradoras as professoras Kelly Soares e Giselda Félix. Ele objetiva através da massagem terapêutica beneficiar a comunidade campinense e cidades circunvizinhas, minimizando ou eliminando algias musculares e cefaleias do tipo tensional. As metas do projeto miram promover saúde e melhoria da qualidade de vida, gerando uma ação conjunta e participativa dos estudantes de Fisioterapia, à comunidade universitária, de Campina Grande e cidades circunvizinhas.

A massoterapia tem sido reconhecida entre os profissionais da Saúde como um excelente recurso na prevenção das dores, do cansaço físico e mental. A aplicação da massagem é capaz de gerar muitos benefícios, dentre eles: alívio da dor, remoção dos produtos do catabolismo e metabolismo, facilitação da atividade muscular, aumento da circulação sanguínea e linfática, relaxamento, alívio da ansiedade, tensão e sensação de bem-estar.

Texto: Givaldo Cavalcanti