Projeto de extensão realiza mutirão para ajudar contribuintes no envio da declaração do Imposto de Renda
Preparar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para ser enviada para a Receita Federal não é uma tarefa fácil. Para a pessoa que não tem domínio contábil e conhecimento da legislação, acertar as contas com o “leão” pode ser um problema. Isso porque um pequeno erro na hora de organizar os dados pode levar o contribuinte à malha fina.
Para evitar esse tipo de dor de cabeça e ajudar os contribuintes a enviarem de forma correta e segura a declaração do IMPF, o projeto de extensão “Espaço Contábil Fiscal (ECF)”, desenvolvido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), reservou esta quarta (17) e quinta-feira (18) para auxiliar o contribuinte e servidor da Instituição nessa tarefa exigida anualmente pela Receita Federal.
A 15 dias para o fim do prazo, docentes e estudantes envolvidos no projeto, dedicaram parte do dia para auxiliar os contribuintes no envio da declaração do IRPF 2022. A ação voltada para as pessoas interessadas em preencher e enviar sua declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2023 com especialistas da área contábil aconteceu na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, em Campina Grande, na sala 144, das 7h30 às 11h e das 14h às 17h.
Todo o trabalho é realizado por estudantes do curso de Ciências Contábeis, acompanhados por professores. Ao todo, 10 discentes e 8 docentes estão envolvidos no projeto, coordenado pelo professor Elinilton Menezes. Todos os estudantes passaram por um treinamento para ficarem aptos para realizar esse serviço gratuito à comunidade. “O propósito inicial do projeto são os alunos fazerem na prática o Imposto de Renda da Pessoa Física. Como é um projeto de extensão, a gente tenta levar a Universidade a comunidade, ou trazer a comunidade para a Universidade. É a melhor forma de dizer que a Universidade está presente na vida das pessoas”, explicou o professor Elinilton.
O docente ainda lembrou que este é o nono ano que o projeto faz atendimento à comunidade de Campina Grande. Ano passado a equipe realizou cerca de 40 preenchimentos de declaração, número que deve se repetir esse ano, além dos atendimentos especiais, dúvidas, envio ou retificação. Ele contou que o projeto começou com 30 alunos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração. Hoje só conta com estudantes de Ciências Contábeis.
O professor explicou que fazer a declaração do IR não é fácil. Necessariamente, segundo ele, a contribuinte precisa conhecer a legislação fiscal, para não correr risco de inserir informações erradas que podem gerar prejuízos fiscais. Professor Elinilton Menezes lembrou que o projeto já foi inserido ao programa de extensão “Receita para Cidadania e para o Desenvolvimento”, coordenado pelo professor Francisco Leite.
A professora Vânia Teixeira faz parte do projeto e destacou a importância da iniciativa. “Para os estudantes é de extrema importância vivenciar a prática. Toda atividade reforça a teórica e tem um ganho muito grande. Para a comunidade a importância é ainda maior, porque, na maioria das vezes, muitas pessoas fazem a declaração de casa, sem a ajuda de um contador e o devido preparo”, observou a professora.
Estudante do 5º período do curso de Ciências Contábeis, Marina dos Santos Vieira disse que a experiência de atuar no projeto tem sido gratificante. “Estamos tendo a oportunidade de conhecer mais o sistema e também algumas coisas que escutamos de forma teórica na sala de aula. A oportunidade de mexer no sistema é excelente. Ele é muito intuitivo e exige conhecimento para não errar na hora de fazer a declaração”, observou a estudante.
Para evitar erros e problemas futuros com a Receita, o motorista de aplicativo José Amivson aproveitou o projeto da UEPB para tirar as dúvidas e preparar a sua declaração. “Esse é um serviço valoroso que nos ajuda muito, além do atendimento ser excelente”, destacou.
A chamada Semana do Imposto de Renda do projeto começou no último dia 4 de maio com uma palestra sobre o tema, proferida pelo auditor-fiscal e professor de Direito da UEPB, Francisco Leite. No dia 6 todos os estudantes envolvidos no projeto participaram de um curso para desempenhar com êxito o trabalho nos dois dias de mutirão do IR. Desde o seu nascedouro, o projeto tem como objetivo inserir anualmente os estudantes na prática extensionista da Instituição, capacitando-os na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, potencializando o efeito multiplicador do alunado junto às suas respectivas comunidades.
Texto e fotos: Severino Lopes
Você precisa fazer login para comentar.