Projeto de extensão realiza palestra sobre importância das abelhas e prevenção de acidentes em escola de Lagoa Seca
Na última semana, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião Clemente, situada no município de Lagoa Seca (PB), tiveram experiência teórica e prática sobre a importância das abelhas. O colégio foi palco da palestra “Estratégias educativas na preservação das abelhas e prevenção de acidentes”, iniciativa do projeto de extensão rural do Câmpus II da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
O evento teve como objetivo conscientizar estudantes sobre a relevância ecológica e econômica das abelhas, além de ensinar medidas preventivas para reduzir os riscos de acidentes, que cresceram significativamente na região no segundo semestre de 2024. A realização da palestra foi motivada pelo aumento expressivo de acidentes envolvendo abelhas em Lagoa Seca.
Durante o período citado, enxames migratórios passaram a se estabelecer frequentemente em áreas urbanas. Na própria escola onde o evento ocorreu, foram registrados dois episódios de aparecimento de enxames. Além disso, um acidente fatal envolvendo abelhas foi registrado no município, evidenciando um caso de segurança pública e a urgência de abordar o tema com a comunidade escolar e o público em geral.
A palestra abordou uma ampla gama de conteúdos, com destaque para os seguintes tópicos: biologia e comportamento das abelhas, incluindo a organização das colmeias, ciclo de vida e reprodução (sexuada e assexuada, além do voo nupcial); habitats das abelhas; produtos apícolas, como mel, pólen, própolis, geleia real, cera e apitoxina e a polinização; importância da polinização e o valor da polinização no Brasil; prevenção de acidentes e orientações sobre como agir em caso de incidentes; impactos ambientais e econômicos relacionados à possível extinção das abelhas.
O evento também incluiu atividades práticas que enriqueceram a experiência dos participantes. Foram apresentadas demonstrações de equipamentos utilizados no manejo apícola, como trajes protetores, colmeias e ninhos. Além disso, participantes tiveram a oportunidade de degustar produtos apícolas, como mel e própolis, e conhecer mais sobre suas propriedades e aplicações.
A palestra contou com adesão e interesse, especialmente por parte de estudantes do 8º e 9º anos. O conteúdo despertou curiosidade e promoveu uma ampla interação entre os participantes, que tiraram dúvidas e compartilharam suas percepções. Muitos se surpreenderam ao descobrir a importância das abelhas para o meio ambiente. A iniciativa reforçou a importância de preservar as abelhas como polinizadoras essenciais, além de promover a adoção de práticas preventivas para a convivência segura com esses insetos.
Por meio do projeto de extensão rural da UEPB, a palestra representou uma ação de grande relevância para a comunidade de Lagoa Seca. Além de ampliar o conhecimento sobre a relevância ecológica e econômica das abelhas, a iniciativa destacou a necessidade de prevenção em um contexto crítico de aumento de acidentes na região.