Projeto de Iniciação Científica avalia efeitos de treino cognitivo com uso de plataformas on-line

23 de março de 2021

“Demência e o efeito das tecnologias transformativas” é um projeto do Departamento de Fisioterapia, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que busca avaliar os efeitos do treino cognitivo através da telerreabilitação em pacientes com demência a partir do uso de plataformas reconhecidas e de embasamento científico.

O projeto, inserido no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), tem participação da estudante de Fisioterapia da UEPB, Caroline Leite, e Valéria Ribeiro Nogueira Barbosa, como professora responsável. No processo da pesquisa, o projeto ofertará um programa de treino cognitivo por jogos em duas plataformas on-line: MoveHero e Cognifit.

Os custos dos jogos serão financiados pelos pesquisadores e é necessário que o paciente ou cuidador tenha um smartphone, computador ou tablet disponível. A discente Caroline Leite explica que o treinamento ocorrerá em três dias da semana, com duração entre 30 e 40 minutos, com avaliações antes e após o treino. Terá duração de um mês, totalizando 12 intervenções.

O MoveHero foi disponibilizado gratuitamente pelo Laboratório de Pesquisa da USP para que pessoas com deficiência física e cognitiva possam praticar reabilitação por meio de atividade física, especialmente durante a pandemia. O jogo permite a realização de exercícios de reabilitação motora e cognitiva em qualquer lugar com acesso à internet. Já o CogniFit é uma empresa da área da saúde, fundada em 1999 e orientada a avaliar e melhorar a saúde cognitiva. Ela oferece um software cientificamente validado para avaliar e treinar com precisão as habilidades cognitivas. O software é pago, porém a aluna Caroline Leite frisa que os pacientes não terão nenhum custo, sendo estes arcados pela pesquisa.

As responsáveis receberão participantes voluntários até o dia 12 de abril. Os contatos para os interessados em participar ou para obter mais informações são: são 996390315 e (83) 998388131, ou pelo perfil no Instagram (@carolinealeite).

Texto: Juliana Rosas