Projeto de pesquisa oferece programa de reabilitação pós-covid-19 para pacientes com sequelas da doença

11 de fevereiro de 2022

Sintomas e sequelas de covid-19 variam de pessoa para pessoa. Alguns apresentam sinais leves, outras, sintomas graves e ficam com sequelas por um longo tempo. Pensando nisso e estudando os casos, o Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu o Programa de Reabilitação Pós-COVID, projeto de pesquisa que envolve tratamento fisioterapêutico para pacientes que necessitam.

O Programa de Reabilitação Pós-COVID recebe apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). O programa tem como objetivo levar tratamento fisioterapêutico para pacientes que apresentam sequelas após ter tido covid-19.

Sequelas da doença causada pelo novo coronavírus vão desde a falta de ar persistente, fadiga aumentada, fraqueza muscular, cansaço físico para realizar atividades diárias e diminuição da capacidade de realizar exercícios moderados. O projeto engloba avaliação da função respiratória e física de pacientes, além de componentes da qualidade de vida. O tratamento consiste em 16 sessões de fisioterapia estruturadas de maneira individualizada que ocorrem pelo menos duas vezes por semana.

A coordenadora do projeto, Ana Tereza Fernandes, professora do Departamento de Fisioterapia, informa que para participar do programa é necessário ter recebido diagnóstico da covid-19 por meio de teste diagnóstico específico para a doença, ter idade igual ou maior a 18 anos, não ter a doença ativa apresentar pelo menos uma das sequelas mencionadas acima.

O programa iniciou suas atividades em outubro do ano passado e atualmente inclui quatro alunos bolsistas de iniciação científica e quatro alunos voluntários. As professoras Ana Tereza Fernandes e Alecsandra Tomaz, que estão à frente do Programa, reforçam a importância deste tanto para a sociedade usuária do serviços da UEPB como também para a comunidade acadêmica. “Tem sido uma oportunidade para os alunos vivenciarem suas práticas de pesquisa aplicadas na prática clínica no âmbito da Universidade”, relatou a professora Ana Tereza.

Inscrições abertas
Interessados que se encaixam nos critérios para participar do programa como pacientes devem preencher o formulário de inscrição neste link. Os responsáveis pelo projeto entrarão em contato para marcar dia e horário do primeiro atendimento.

Mais informações sobre a ação estão disponíveis no perfil @reabposcoviduepb, no Instagram.

Texto: Juliana Rosas