Projeto executado pela Universidade Estadual tem fortalecido ações de combate à obesidade na Paraíba

3 de fevereiro de 2021

Um projeto financiado pelo Ministério da Saúde (MS) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), e coordenado na Paraíba pelas professoras da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Carla Campos Muniz Medeiros e Danielle Franklin de Carvalho, tem fortalecido o cuidado às pessoas com obesidade na Paraíba. A iniciativa tem reforçado a realização das ações de promoção à saúde, voltadas para a alimentação e o estilo de vida saudável no âmbito da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (AB-SUS).

O projeto está dentro da agenda prioritária do desenvolvimento de ações para diminuição ou, no mínimo, estabilização do número de pessoas com obesidade no Estado. Na Paraíba, estão envolvidos na iniciativa professores e estudantes da UEPB, que é a instituição executora do projeto, com a colaboração da Secretaria do Estado de Saúde da Paraíba, além da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O projeto tem envolvido especialmente alunos de Pós-Graduação, além de bolsistas de PIBIC e Extensão das três universidades.

Integrante do programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UEPB, a professora Carla Campos destacou que o projeto está em consonância com a agenda prioritária do Ministério da Saúde, no que diz respeito ao desenvolvimento de ações para diminuição o número de pessoas com obesidade. Ela lembrou que a obesidade é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um sério problema de saúde pública, que atinge todas as faixas etárias e traz consequências deletérias para a saúde, devido, entre outros, a sua associação com várias doenças crônicas não transmissíveis, com impacto negativo para a qualidade de vida de uma população.

Por esse motivo, o MS vem desenvolvendo uma iniciativa, a nível nacional, em parceria com as instituições de ensino superior (IES). Na Paraíba, as ações vêm sendo executadas desde 2019 e permanecem ativas, mesmo no contexto da pandemia de covid-19. No momento, os pesquisadores da UEPB com o apoio da Coordenação de Alimentação da Secretaria do Estado da Paraíba, estão entrando em contato com os gestores e profissionais de Saúde da Atenção Básica, convidando-os para responderem o questionário digital elaborado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de conhecer a organização e cuidado nutricional das pessoas com sobrepeso e obesidade.

Esse diagnóstico, segundo a professora Carla, permitirá fortalecer e aperfeiçoar ações de saúde que visem contribuir para redução ou estabilização da prevalência de obesidade e de suas repercussões sobre a saúde individual ou coletiva e de seus impactos econômicos sobre o SUS.

Texto: Severino Lopes