Projeto Judô na UEPB celebra 12 anos e realiza cerimônia de entrega de faixas e certificados a novos judocas

Projeto Judô na UEPB celebra 12 anos e realiza cerimônia de entrega de faixas e certificados a novos judocas
15 de dezembro de 2025

O judô vai muito além dos tatames. É uma filosofia de vida que nos ensina a nunca desistir, a respeitar o próximo e a buscar o equilíbrio entre corpo e mente. Com essa mentalidade, a Coordenadoria de Esportes e Lazer (COEL) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), criou há 12 anos o projeto Judô na UEPB desenvolvido no Departamento de Educação Física (DEF) da Instituição. A iniciativa foi além do esperado e nesse período já colheu inúmeros frutos.

De acordo com o professor José Eugênio, coordenador de Esporte e Lazer, durante esses 12 anos de existência o Judô do DEF já recebeu mais de 500 atletas, entre crianças, jovens e adultos. Em média, são 30 alunos por ano. A maioria são oriundos de escolas públicas e bairros próximos ao Câmpus I, em Bodocongó, e que encontraram no projeto uma forma de sonhar alto e descobrir valores para toda uma vida cultivados a partir da prática esportiva.

O projeto cresceu e se transformou em uma das principais iniciativas da COEL, com apoio da Pró-reitoria Estudantil (PROET). “O projeto tem formado não só atletas, mais também incentivado a prática esportiva”, destacou professor Eugênio.

Inicialmente, as aulas eram realizadas DEF, mas graças a uma parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, foi transferida para o Parque da Criança, um dos locais mais visitados para a prática de esportes na cidade. Atualmente, a ação conta com o apoio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (SERGEL), parceria que conforme enfatizou o professor Eugênio tem fortalecido o desenvolvimento das atividades e a expansão do projeto para novos públicos.

Como forma de celebrar os 12 anos de atividade do projeto e coroar as atividades deste ano, a COEL realizou no sábado (13), a entrega de faixas e certificados da turma de 2025. A cerimônia aconteceu no Parque da Liberdade. Na ocasião, receberam certificados e novas graduações 23 judocas.

O professor José Eugênio Eloi Moura destacou a relevância do Judô na UEPB como espaço de formação integral. Ele destacou que a modalidade transcende a prática esportiva e ajuda a formar cidadãos. A atividade deste sábado, segundo ele, consolidou uma das principais iniciativas da Universidade. “O Judô na UEPB é mais do que uma prática esportiva, é um projeto que forma cidadãos. Ao longo desses 12 anos vimos nossos alunos crescerem no tatame e na vida, aprendendo valores como respeito, disciplina e superação. É motivo de orgulho ver que essa iniciativa se tornou referência dentro e fora da Universidade”, acrescentou

Ele também destacou as conquistas obtidas em diversas competições, principalmente em campeonatos estaduais e nacionais, a exemplo dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), além de ter formado vários campeões e atletas de alto nível. Nesse período, vários atletas conquistaram altas graduações, inclusive a faixa preta.

O sensei Ado Marcelo, responsável técnico pela modalidade desde a criação do projeto na UEPB, ressaltou o papel do Judô na construção de uma base sólida para o futuro dos atletas. “Estar à frente do Judô na UEPB desde o primeiro dia é uma honra. Cada faixa conquistada representa esforço, dedicação e aprendizado. O mais importante é ver o brilho nos olhos de cada aluno ao perceber o quanto evoluiu. Esse é o verdadeiro espírito do judô: crescer com humildade e coragem”, destacou Ado.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)