Projeto Limite do Visível amplia oferta de cursos gratuitos nos câmpus de Campina Grande, João Pessoa e Patos
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba (SECTIES/PB), ofertará, a partir de março de 2026, novas turmas para os cursos gratuitos do Projeto Limite do Visível: Formação Superior em Áreas Prioritárias (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Os editais contemplam os câmpus de Campina Grande, João Pessoa e Patos e o valor da bolsa mensal por participante é de R$ 1 mil por mês, durante dois anos.
O processo de seleção é regido pelos editais e comissão de seleção da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), em parceria SECTIES/PB, e visa selecionar estudantes egressos(as) das escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, interessados(as) em participar dos cursos de “Análise de Desenvolvimento de Sistemas” e “Ciência de Dados”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 2 de janeiro de 2026. Para efetuá-las, o(a) candidato(a) deverá realizar, primeiramente, o cadastro na plataforma SIGFAPESQ, seguindo as orientações do Manual do Usuário, no endereço eletrônico. Em seguida, o(a) interessado(a) terá acesso ao formulário de inscrição on-line, que deverá ser preenchido no site. No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deverá, ainda, enviar todos os documentos comprobatórios descritos no edital.
A seleção para as vagas compreende duas etapas: a primeira, eliminatória, corresponde à comprovação da documentação obrigatória para inscrição (homologação das inscrições) e a segunda, classificatória, consiste na análise curricular. A divulgação da classificação preliminar para o período 2026.1 acontecerá em 26 de janeiro, sendo publicadas no site. O início das atividades está previsto para 2 de março.
Distribuição de vagas
Para o CÂmpus I, em Campina Grande, serão ofertadas 250 vagas para o semestre 2026.1, sendo 100 vagas para o curso de “Ciências de Dados” e 150 para o curso de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”. Já para o Câmpus V, em João Pessoa, serão ofertadas 500 vagas para os semestres 2026.1 e 2026.2, sendo 200 vagas para a primeira entrada e 300 vagas para a segunda entrada; dessas, 250 vagas serão para o curso de “Ciências de Dados” e a outra metade será para o curso de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas”.
Por fim, para o Câmpus VII, em Patos, serão ofertadas 100 vagas para o semestre 2026.1, sendo 50 para o curso de “Ciências de Dados” e 50 para Análise e Desenvolvimento de Sistemas”. As vagas serão preenchidas obedecendo rigorosamente a ordem de classificação, até que o número total seja preenchido, através de convocações públicas dos(as) candidatos(as) selecionados(as). O edital reforça que serão respeitados os percetuais de vagas para pessoas com deficiência, pessoas negras e para povos tradicionais.
Objetivos dos cursos
O Projeto Limite do Visível tem como objetivo ofertar a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento do Estado, com foco no desenvolvimento tecnológico e na inovação. Além disso, o foco são os estudantes que tenham concluído o Ensino Médio em escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, entre os anos de 2020 e 2025, e que não possuam qualquer tipo de vínculo empregatício.
Integrada ao projeto está a implementação dos cursos superiores de “Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas” e em “Ciência de Dados”, com duração de dois anos cada, sendo a UEPB a instituição certificadora. Para a execução do Projeto, a SECTIES/PB pretende oferecer duas mil vagas, até o próximo ano, tendo iniciado com 160 estudantes no primeiro semestre do ano letivo de 2023.
O curso de “Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas” tem como objetivo principal graduar profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo a necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e na sociedade. As disciplinas podem ser ministradas nas modalidades presencial ou remota, em sala de aula ou em laboratório.
Já o curso de “Tecnólogo em Ciências de Dados” tem como objetivo formar profissionais para atuar na área de ciência de dados, atendendo demandas por mão de obra qualificada, do setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador.
O edital na íntegra com suas normas, procedimentos e modelos de declarações estão disponíveis no site da FAPESQ/PB neste endereço eletrônico. Confira os editais abaixo.
Projeto Limite do Visível – Câmpus de Campina Grande
Projeto Limite do Visível – Câmpus de João Pessoa
Projeto Limite do Visível – Câmpus de Patos
Texto: Giuliana Rodrigues
Acesso à Informação
