Projeto organiza mutirão para auxiliar contribuintes na preparação e envio da declaração do Imposto de Renda

17 de maio de 2024

Desde o dia 15 de março os contribuintes de todo o país já podem entregar a declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). O prazo para envio dos dados à Receita Federal vai até 31 de maio e muitos contribuintes ainda têm dificuldade para organizar documentação e enviar a declaração.

Pensando nisso, um projeto de extensão desenvolvido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai auxiliar os contribuintes da comunidade a preencher a declaração de IRPF 2024. Há 10 anos, o projeto “Espaço Contábil-fiscal, da Universidade Estadual da Paraíba” presta esse serviço gratuito aos servidores, estudantes e a comunidade em geral.

Como forma de facilitar a vida dos contribuintes que ainda não fizeram a declaração, o projeto programou para a quarta-feira (22) e quinta-feira (23), das 8h às 11h e das 14h às 17h, um mutirão para ajudar na preparação e envio do imposto de renda. A ação vai acontecer no Laboratório do curso de Ciências Contábeis, que funciona na Sala 144, 1º andar da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus de Bodocongó. Professores e estudantes auxiliarão os contribuintes no preenchimento da declaração.

O professor José Elinilton, coordenador do projeto, explicou que a proposta começou em 2014, e devido a pandemia, teve que passar por algumas adaptações. Hoje, a iniciativa está focada em quatro vertentes: realizar palestras e cursos, auxiliar os contribuintes na declaração do IR, e a divulgação das ações por meio das redes sociais.

Desde o seu nascedouro, o projeto tem como objetivo, inserir anualmente estudantes na prática extensionista da Instituição, capacitando-os(as) na temática de educação fiscal e do empreendedorismo, além de potencializar o efeito multiplicador do corpo discente junto às suas respectivas comunidades.

Texto: Severino Lopes