Projeto que atende catadores de materiais recicláveis em João Pessoa recebe duas toneladas de alimentos

27 de maio de 2021

O Projeto de Extensão “Mobilização, Inclusão e Formação de Catadores(as) de Materiais Recicláveis do Município de João Pessoa”, vinculado ao Câmpus V da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), recebeu, na manhã desta quarta-feira (26) em solenidade na Estação Ciências e Artes, duas toneladas de alimentos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através do Procon Solidário.
Na oportunidade, a UEPB foi representada pela professora Martha Simone Amorim, consultora jurídica do Projeto de Extensão, que assinou o Termo de Responsabilidade para a destinação dos alimentos não perecíveis aos catadores vinculados ao projeto. Também estiveram presentes na solenidade o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a primeira-dama Lauremília Lucena, o secretário do Procon JP, Rougger Guerra, além de outras autoridades civis e religiosas.
“Agradecemos a solidariedade e a cooperação da PMJP, especialmente de Lauremília Lucena, que se mostrou disposta a colaborar com os catadores. Nesse período em que a catação diminuiu sistematicamente e uma grande parte dos catadores e catadoras estão com dificuldades de trabalho, renda, moradia, alimentação e saúde esse tipo de iniciativa é imprescindível”, declarou professora Martha Simone.
Desde o início da pandemia o projeto da UEPB tem intensificado as ações de assistência aos catadores que foram impactados de sobremaneira com as restrições de circulação impostas pela Covid-19. Neste sentido, foi lançada a Campanha SOS Catador que busca arrecadar alimentos, EPIs, que podem ser entregues no prédio do câmpus de João Pessoa (Rua Horácio Trajano de Oliveira, Cristo) ou no prédio da Administração Central da UEPB (Bairro Universitário, Campina Grande), e por meio de doações financeiras pela plataforma (https://benfeitoria.com/soscatador).
Mesmo com a significativa arrecadação de alimentos recente a ação prossegue, já que não há perspectiva de fim da pandemia e volta à rotina de trabalho normal, sobretudo para grupos de catadores com comorbidades. Além disso, o grupo vulnerável possui outras demandas que vão além do alimento, como EPIs, medicamentos, dentre outras.
Após a solenidade, a PMJP encaminhou os veículos com os alimentos para a sede do Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA), cujos técnicos administrativos farão as entregas, junto às cestas básicas já arrecadadas pelo projeto junto à comunidade acadêmica, nas cooperativas e associações de catadores sob a supervisão da coordenadora do projeto, professora Maria de Fátima Araújo. A professora Fátima Araújo destaca que uma vez que, segundo as autoridades sanitárias, a chamada terceira onda da pandemia aparenta estar próxima, toda a cadeia produtiva está afetada, com poucas perspectivas de reversão, o que enseja ações efetivas do projeto com a continuidade da campanha SOS Catador.
Texto: Juliana Marques