Projeto realiza oficinas de combate à desinformação com estudantes e professores de escola em Monteiro
Com o objetivo de promover ações de combate à desinformação que possam contribuir com o de fortalecimento da democracia e da cidadania, o projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica eu combate à desinformação na educação paraibana”, vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas (CCBSA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) encerrou, nesta segunda (11), um ciclo de oficinas realizadas junto a estudantes e professores da Escola Cidadã Integral José Leite de Souza, em Monteiro. Na oportunidade, os professores de música Jorge Andrade, Moises Nascimento, Laudivam Freitas e Rony Wesly, realizaram uma apresentação cultural para iniciar a atividade.
A ação com os docentes da ECIT José Leite de Souza foi realizada em agosto, com três encontros via Google Meet, tendo como ministrante a doutoranda em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense, que é especialista em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais, Ana Paula Alencar, que integra o Projeto. Durante os três encontros foram apresentados os conceitos de desinformação, competência crítica em informação (CCI) e as possibilidades de desenvolvimento da CCI no cotidiano docente. Dentre as iniciativas que são fruto desse trabalho está a concepção de planos de aula que articulam o conteúdo curricular dos componentes de ensino médio e o enfrentamento da desinformação.
Já a oficina realizada com estudantes do ensino médio ocorreu e forma presencial, tendo como ministrantes a equipe do Projeto Comunica, formada por pesquisadoras de Comunicação, Serviço Social, Ciência da Informação, Direito e estudantes dos cursos de Arquivologia e Ciências Biológicas do Câmpus V. Na oportunidade, foram realizadas dinâmicas, jogos, roda de conversa e mostra de vídeos sobre desinformação, fake news, educação midiática, cidadania.
Além do material elaborado pela equipe do projeto, foram utilizados conteúdos que integram o programa Educamídia, do Instituto Palavra Aberta, parceiro do Projeto. Também foram distribuídas revistas em quadrinhos da Turma da Mônica, doados pelo Instituto Maurício de Souza, a partir da parceria empreendida através do Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF), o qual conta com a UEPB dentre os integrantes dessa iniciativa.
De acordo com a coordenadora do Projeto, a técnica-administrativa da UEPB e doutora em Ciência da Informação, Juliana Marques, este projeto foi idealizado com o objetivo de atuar com ações em paralelo voltadas a professores e estudantes, que pudessem auxiliar no combate à desinformação e apontar caminhos para desenvolver uma consciência crítica informacional e o entendimento para o papel de cada pessoa no fortalecimento da democracia.
“Buscamos desenvolver um trabalho conjunto, com as oficinas destinadas aos professores, com o objetivo de oferecer a eles um apoio pedagógico para que eles pudessem compreender como trabalhar a competência crítica em informação articulada ao conteúdo curricular, e junto aos estudantes, de forma lúdica, para que eles entendam o papel de cada um de nós diante da realidade de desinformação que nos cerca, como checar as informações, qual a diferença das fake news e de outros tipos de desinformação, como a desinformação mina a credibilidade das instituições e ameaça a nossa democracia, dentre outros temas”, explica Juliana.
Além de Monteiro, o projeto Comunica UEPB é vinculado às Pró-reitorias de Extensão e Pós-graduação e Pesquisa da UEPB já empreendeu ações em Campina Grande, João Pessoa e deve seguir com oficinas junto a escolas de Guarabira, Patos, Catolé do Rocha e Araruna. Para tanto, o projeto conta com a parceria da Assembleia Legislativa da Paraíba, Supremo Tribunal Federal, Governo do Estado da Paraíba, Instituto Palavra Aberta (por meio do Programa Educamídia) e Rede Nacional de Combate à Desinformação.
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.