Projeto sobre arborização incentiva educação ambiental e destaca cuidado com o meio ambiente

19 de outubro de 2022

Cuidar do meio ambiente é uma responsabilidade de todos e nunca é cedo demais para que a conscientização comece. Ter projetos voltados a esse tipo de conhecimento é indispensável nas escolas e universidades. O programa Adote uma Árvore da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se destaca quando o assunto é educação ambiental e já desenvolve projetos que têm como objetivo incentivar práticas para o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Um desses projetos é o “Arborização e Educação Ambiental”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Biológicas, coordenado pela professora Sandra Maria Silva. O projeto inicia suas ações no espaço do Jardim Botânico da UEPB, no Câmpus I, em Campina Grande, no bairro de Bodocongó. Os extensionistas aprendem a desenvolver as etapas de semear, cultivar e separar as espécies em mudas que ficam armazenadas até o momento da distribuição de acordo com as ações pretendidas pelo projeto.

A Escola Municipal Dr. Elpídio de Almeida, que fica no bairro da Ramadinha II, em Campina Grande, é um dos locais onde o projeto é desenvolvido. O gestor da escola, Aluísio Marques, destaca a importância da realização do projeto no espaço escolar, “Essas atividades na prática além de incentivar a comunidade escolar a conservar e preservar o meio ambiente tão destruído pela humanidade, quando a gente abraça o projeto vindo da UEPB a gente procura dividir as equipes de acordo com o desenrolar das atividades pedagógicas da escola para que não atrapalhe as outras atividades corriqueiras”, disse.

As ações são realizadas em escolas, onde extensionistas e voluntários podem compartilhar seus conhecimentos com crianças e adolescentes. “Os alunos promovem nas escolas palestras, como primeiro passo para educação ambiental e depois vão auxiliando na parte prática junto aos professores”, explica a professora Sandra Maria da Silva, coordenadora do projeto.

Maria Jessica Bezerra é estudante concluinte de Ciências Biológicas e participa do projeto há três anos. “Como é algo diferente, que foge do cotidiano das aulas deles, eles se interessam bastante. É muito bom ver o empenho e interesse deles. Colocamos a mão na massa, é uma experiência inigualável e foi onde eu tive meu primeiro contato com uma sala de aula com uma turma”, afirmou. Já Raniele Lima faz parte do projeto de maneira voluntária. Ela revela o que a motivou a sua participação. “A atenção que o projeto traz com as plantas e com o meio ambiente me interessou bastante. Eu já venho de um histórico da agroecologia, do quando eu procurei outros projetos eu encontrei esse, eu achei muito interessante a parte do jardim que era uma coisa nova pra mim”, destacou.

Texto: Litália Barros (Estagiária)
Fotos: Luiz Cláudio