Projeto sobre formas e expressões da participação popular nas ZEIS de CG seleciona voluntários
O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Urbano (GEUR) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está com inscrições abertas, até o dia 14 de março, para seleção de voluntários interessados em participar do projeto de extensão “Formas e expressões da participação popular nas ZEIS em Campina Grande: morar e se apropriar da cidade”, coordenado pela professora Jackeline Carvalho, do Departamento de Ciência Sociais da Instituição.
Estão sendo ofertadas seis vagas para alunos de Sociologia, três para estudantes de Geografia, uma para História, uma para Jornalismo e uma para Serviço Social. Para se inscrever, o interessado deve possuir Coeficiente de Rendimento Escolar igual ou superior a 7,0 (sete); ter identidade com a discussão sobre o direito à cidade; ter disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e ter engajamento e compromisso.
As inscrições estão sendo recebidas no Departamento de Ciências Sociais, localizado na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. No ato da inscrição, o candidato deve apresentar cópia do Histórico Escolar e preencher ficha de cadastro e motivações sobre a escola pelo projeto extensionista.
A ideia do projeto é articular a troca de experiências entre as comunidades e informações sobre diferentes territórios da cidade, com vista a fortalecer a experimentação de práticas de organização sobre os locais de moradia, a realidade de vida nas periferias, os desafios do direito à cidade e as estratégias de organização praticadas pelas comunidades em relação à implantação local das ZEIS.
Como proposta extensionista, a relevância acadêmica do projeto consiste no sentido de fortalecer a inserção da Universidade no processo participativo que articule a troca de experiências entre as organizações que trabalham com o direito à cidade de maneira a contribuir para o avanço das políticas públicas que potencializem a reforma urbana, a autonomia, a capacidade de mobilização e de intervenção propositiva dos atores sociais populares e da Universidade como mediadora de saberes e práticas inovadoras do diálogo com a sociedade.
A atividade de extensão trabalha os elementos de aprendizagem e formação (teórica e prática) com lideranças e representantes de organizações comunitárias através de oficinas, rodas de diálogos e debates abertos ao público sobre temas relacionados à luta pelo direito à cidade.
Busca-se, com essas ações, o fortalecimento da sociedade civil organizada e suas redes para o debate público e participação na formulação e implementação de políticas urbanas locais; inserção da Universidade na interlocução com os movimentos sociais de direitos à moradia e à cidade em Campina Grande; contribuição à proteção dos direitos das comunidades pobres contra os impactos negativos resultantes da segregação urbana; reforço da capacidade organizacional das ZEIS e avaliação do cumprimento das zonas especiais em Campina Grande.
Texto: Tatiana Brandão