Projeto utiliza oração para incentivar estudantes a ganharem ânimo e não desistirem de jornada acadêmica

16 de dezembro de 2024

Fé, oração, conhecimento e busca pela felicidade. Um momento de partilha, louvor e entendimento pelo sentido da vida. Há 10 anos um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) se reúne para fazer momentos de reflexão, partilha da palavra de Deus e oração. O grupo batizado de “Eternamente” agrega estudantes de várias religiões que buscam na oração incentivar outros(as) discentes e mostrar um novo direcionamento em suas vidas.

Movidos pela fé, os(as) participantes usam a oração como poder transformador para ajudar colegas de curso que estão desanimados(as) e pensando em abandonar o estudo superior. Assim, ganham novo ânimo e vigor para seguir a jornada acadêmica e não desistir na metade do caminho. As atividades são realizadas na Central de Integração Acadêmica Paulo Freiro,no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no Câmpus I.

Um dos idealizadores do grupo, Tiago Nóbrega, conta que a proposta é realizar um encontro descontraído, mas ao mesmo tempo com o foco na edificação espiritual dos(as) participantes. Ele conta que o objetivo da proposta é promover ajuda espiritual, seja para estudantes, técnicos(as) e professores(as). “A gente faz um momento curto, no horário de intervalo entre aulas ou no almoço e a gente estuda a Bíblia, faz orações, canta louvores e temos tempo de compartilhar, de conversar, de fazer novas amizades”, disse.

Idealizador do grupo, Tiago contou que a iniciativa surgiu a partir de uma direção espiritual na sua vida, quando em um dos seus momentos de oração sentiu a necessidade de levar a Palavra de Deus para o ambiente universitário. “Como cristão, a gente entende que onde estamos, o que somos, nós devemos ser sal e luz e ser bênção para a vida de outras pessoas. Então a universidade era o lugar que eu estava e Deus estava me chamando a fazer algo ali também para as pessoas ao meu redor”, explicou.

O momento de semear a semente do Evangelho no ambiente da UEPB começou de forma simples, com apenas três estudantes, mas cresceu e hoje envolve estudantes de algumas igrejas evangélicas. Em 10 anos, Thiago Nóbrega conta que o grupo colecionou muitas histórias para contar de pessoas que estavam se sentindo sozinhas, sem direção e tiveram as suas vidas transformadas pela oração.

“Pessoas que estavam sem esperança para viver, pessoas que estavam tristes, muito pressionadas. São muitas pessoas edificadas nesse sentido. Mas também pessoas que tiveram sua vida transformada pelo poder do evangelho. Pessoas que já eram líderes em potencial e aperfeiçoaram a sua liderança trabalhando junto ao ‘Eternamente’, e são muitos e muitos benefícios que a gente pode contar”, relatou.

A experiência segundo Tiago tem sido gratificante e única. Em seus momentos de partilha, o grupo costuma orar por pessoas enfermas. “Eu tive o privilégio de acompanhar tudo nesses 10 anos. Entrei na minha graduação, passei pelo mestrado agora no doutorado, podendo contemplar todas essas coisas e celebrar junto, como cada um realmente algo que somente o Eternamente poderia ter proporcionado na minha vida”, acrescentou.

Inicialmente o grupo nasceu com o nome “UEPB para Cristo”, mas depois foi transformado em “Eternamente”. “Nós desacreditamos que essa parte espiritual do homem que precisa de alimento não acaba após a morte. A proposta do Eternamente é de eternidade, mas também envolve a questão da reflexão. A nossa espiritualidade não anula a nossa racionalidade, então era na nossa mente a ideia da eternidade” disse.

Os líderes do grupo se reúnem mensalmente para avaliar o trabalho realizado no mês, partilhar as conquistas e dificuldades e traçar novas metas da ação evangelizadora. Os(As) interessados(as) em participar do “Eternamente” podem entrar em contato por meio do telefone: (83) 99635-5587, ou pelo perfil no Instagram (@e.ter.na.mente).

Texto: Severino Lopes
Fotos: Divulgação (Arquivo Pessoal)