Projeto voltado à saúde mental estudantil é aprovado em edital nacional do Ministério da Saúde

31 de outubro de 2025

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) acaba de obter aprovação do projeto “Cuidados e educação em saúde mental: práticas interprofissionais para inclusão e permanência estudantil na UEPB”, submetido ao Edital nº 4/2025 do Programa Nacional de Apoio à Permanência, Diversidade e Visibilidade para Discentes na Área da Saúde (AFIRMASUS), promovido pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa partiu de uma equipe de docentes dos cursos de Educação Física, Enfermagem e Psicologia, que submeteu o projeto ao edital por meio da Pró-reitoria Estudantil (PROEST), com o objetivo de fortalecer ações de acolhimento e cuidado à saúde mental de estudantes ingressantes por meio das Ações Afirmativas da Instituição.

O AFIRMASUS, por sua vez, é um programa nacional voltado ao apoio à permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados na área da saúde, articulando ensino, pesquisa, extensão e cultura, integrados aos serviços do SUS e à comunidade. A oferta do edital teve como objetivo promover a equidade e reduzir desigualdades em saúde, destinando-se a estudantes que ingressaram por políticas afirmativas em Instituições de Ensino Superior públicas do país.

De acordo com o edital, o Ministério da Saúde selecionou cerca de 160 projetos de instituições públicas em todo o país, com execução até o final de 2025. Cada grupo do programa é composto por estudantes de graduação da área da saúde, estudantes de outras áreas, docentes tutores(as), cotutores(as), orientadores(as) e preceptores(as) vinculados(as) aos serviços do SUS, com direito a bolsas e recursos de custeio.

Compromisso com a inclusão
O projeto aprovado tem como propósito central promover a equidade em saúde mental entre os(as) universitários(as) ingressantes por Ações Afirmativas na UEPB. Entre as ações previstas, estão a realização de atividades de literacia e psicoeducação em saúde mental, formação de grupos operativos de práticas corporais e de autocuidado, além de vivências culturais voltadas à valorização de saberes tradicionais e de povos originários. As ações serão desenvolvidas de forma integrada entre ensino, serviço, comunidade e pesquisa.

Em breve, serão publicados os editais de seleção para estudantes bolsistas e não bolsistas, docentes tutores(as), cotutores(as), orientadores(as) e preceptores(as). As bolsas estudantis serão destinadas prioritariamente a estudantes que ingressaram na Universidade por meio das cotas, reafirmando o compromisso da UEPB com a valorização da diversidade, a promoção da inclusão e o fortalecimento das políticas afirmativas.

Texto: Giuliana Rodrigues