Projeto Zabumba Lá homenageia cantor e compositor Ton Oliveira nesta quinta-feira (23)

23 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (23), às 19h, o Teatro Municipal Severino Cabral (TMSC), em Campina Grande, será palco do “Zabumba Lá”, evento que integra as festividades pré-juninas na Rainha da Borborema, construindo a memória dos artistas paraibanos. Este ano, o homenageado da iniciativa é o cantor e compositor Ton Oliveira. Dentro da programação, ocorrerá também a abertura do 19º Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular – Folkcom, do Departamento de Comunicação (DECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O evento está sendo organizado pela UEPB e a GGS Projetos e Produções, em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT) e o DECOM, contando, ainda, com o apoio da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (FURNE) e do patrocínio do Design Mall. A TV Nordestina fará a transmissão ao vivo da iniciativa, que terá cobertura, igualmente, do Repórter Junino e do Coletivo F8, oriundo do Departamento de Comunicação.

“Antes mesmo da música Joia Rara se tornar um hino popular e espontâneo na Paraíba, Ton Oliveira já representava com louvor a nossa cidade e a cultura da nossa gente, foi uma escolha justíssima”, disse a coordenadora do evento, professora Goretti Sampaio. Ela acrescentou que, diferente dos outros anos, nesta edição o “Zabumba Lá” homenageia apenas um artista, com o propósito de trazer ao público uma pesquisa ainda mais detalhada e aprofundada.

O evento, que contempla arte e educação, foi idealizado pela professora Giseli Sampaio e tem a coordenação dela e de Goretti. Nas edições anteriores, já tiveram sua vida e obra reveladas Biliu de Campina, Capilé, Parafuso dos Três do Nordeste, o Clã Calixto, os locutores do palco principal do Maior São João do Mundo, durante os 40 anos da festa, além das pessoas que nomeiam as ilhas de forró no Parque do Povo, a exemplo de Zé Lagoa, Forró de Seu Vavá e Cabeção (Joacil Oliveira), entre outros.

Texto: Oziella Inocêncio