Próxima segunda-feira: Departamento de Psicologia recebe lançamento de livro “Refazendo a Alma”

7 de junho de 2024

Será na segunda-feira (10) o lançamento do livro “Refazendo a Alma, Diálogos Sobre Psicoterapia, Transformação e Cura”, do psicólogo e escritor Hermano Trineto. A atividade acontece às 8h30, no auditório do Departamento de Psicologia, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

“Refazendo a Alma” é apresentado sob a forma de um diálogo imaginativo a partir de 10 encontros realizados entre um psicoterapeuta de formação junguiana e um grupo de estudantes universitários, graduandos em Psicologia e outras áreas afins que estão interessados em saber como a psicoterapia é capaz de produzir as transformações necessárias para o autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.

Buscando responder às suas dúvidas e inquietações, são abordados, em linguagem clara e objetiva, temas essenciais como os motivos de se buscar tratamento, as qualificações do psicoterapeuta, as etapas do processo, o vínculo terapêutico, o manejo clínico, bem como outros temas transversais que retratam as paixões humanas, o sofrimento, o resgate do sentido, a dimensão simbólica e a capacidade da psique de se refazer em face às diferentes formas de adoecimento.

Hermano Trineto de Almeida Gouveia Matos é graduado em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Psicoterapia Analítica, pelo IJBA, em psicologia junguiana com enfoque na prática clínica pela UniRedentor (RJ) e em saúde mental pela faculdade IESM. O autor trabalha como psicólogo hospitalar, em consultório particular, além de proferir cursos e palestras nos campos da psicologia analítica, espiritualidade e autoconhecimento. É autor dos livros “Conexões Sagradas: Três Histórias sobre a Busca Humana pela Experiência da Totalidade” (2015) e “Ser mais inteiro: Do resgate das sombras ao anseio por transcendência” (2021).

O lançamento também contará com a presença do professor Jorge Dellane da Silva Brito, chefe-adjunto do Departamento de Psicologia, da professora Débora Guedes Vilaça, também do Departamento. Ao final, haverá um momento para a interação do público presente com o autor através da realização de perguntas e outras questões pertinentes ao livro.

Texto: Severino Lopes