Publicações de mestrandos do PROFSAÚDE apontam caminhos para fortalecer a Atenção Primária à Saúde

3 de julho de 2025

Três estudos realizados por seis mestrandos da turma 4 do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB), analisaram o perfil, as competências e as práticas de 300 residentes e preceptores das residências em Medicina de Família e Comunidade (MFC) e Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF) na Paraíba.

Esses trabalhos, publicados em periódicos internacionais de destaque, oferecem contribuições valiosas para o aprimoramento da formação e atuação desses profissionais, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde (APS), porta de entrada fundamental do Sistema Único de Saúde (SUS).

O primeiro estudo, conforme explicou a professora Silvana Santos, coordenadora do (PROFSAÚDE), investigou os fatores que influenciam a decisão de médicos residentes e preceptores em permanecer atuando na APS após a residência. Os resultados mostraram que essa escolha está fortemente associada às experiências formativas vivenciadas durante a graduação e à prática direta nos serviços de APS.

A motivação para continuar na MFC geralmente começa na graduação e se solidifica com a experiência no território, que promove a identificação do profissional com o trabalho. Para a professora Silvana, esses dados reforçam a importância de fortalecer a formação e o contato prático do estudante com a APS para estimular sua permanência na carreira.

O segundo estudo elaborou um Inventário de Competências com base na autoavaliação de 300 profissionais vinculados às residências de MFC e RMSF. A ferramenta avaliou 34 competências essenciais para a atuação na APS, permitindo identificar fragilidades formativas, lacunas assistenciais e potenciais preceptores. Os achados, segundo explicou a professora, indicam que muitos profissionais ainda se sentem inseguros em procedimentos como a inserção do DIU, e que residentes tendem a subestimar suas habilidades em comparação à avaliação dos preceptores.

O terceiro estudo analisou a relação entre o autocuidado dos profissionais de saúde e sua motivação para promover hábitos saudáveis junto à população da APS. A partir da análise de 300 residentes e preceptores, constatou-se que aqueles que cuidam regularmente de sua saúde demonstram maior motivação e engajamento na prevenção da obesidade e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Porém, foram identificados também altos índices de inatividade física e transtornos mentais, especialmente entre residentes. A pesquisa sugere o desenvolvimento de plataformas digitais para promoção da saúde, ações educativas e pesquisas interativas nos programas de residência, ressaltando que o cuidado pessoal é fundamental para a qualidade do cuidado oferecido ao outro.

As três pesquisas da Turma 4 do PROFSAÚDE foram reunidas no Portfólio de Resultados de Pesquisa, disponível no site do programa da UEPB. Este documento sintetiza as contribuições desse esforço coletivo entre pesquisadores, docentes, gestores e residentes, abordando os desafios da formação na APS e propondo intervenções e estratégias para seu fortalecimento.

Voltado a coordenadores, preceptores, residentes e gestores do SUS, o portfólio estimula o debate sobre políticas públicas e práticas formativas alinhadas às demandas regionais, contribuindo para um SUS mais forte, integral e qualificado para a população brasileira.

Para a professora Silvana Santos, “a principal inovação desses trabalhos está no próprio processo de produção do conhecimento e em sua devolutiva aos programas de residência. “Buscamos envolver todos os programas de residência voltados à Saúde da Família no Estado da Paraíba, com o objetivo de compreender os desafios da formação e propor soluções construídas por meio do diálogo com instituições e gestores. Os mestrandos atuam de forma colaborativa e dialógica com a equipe docente do programa, preceptores, coordenadores dos cursos de residência e gestores, configurando um processo rico e potente, no qual a palavra-chave é colaboração”, explicou.

Acesso às publicações

de Oliveira, J.D.L., de Luna, F.D.T., Machado, A.P.R. et al. Factors influencing whether doctors intend to stay working in primary health care after completing residency in family and community medicine in Paraíba, Brazil. Discov Health Systems 4, 25 (2025). https://doi.org/10.1007/s44250-025-00200-2

de Fátima Diniz Souza, É., Machado, A.P.R., Leite de Oliveira, J. et al. Inventory of self-assessed competences: a tool for identifying training strengths and weaknesses in medical and multiprofessional residency programmes for primary health care. BMC Med Educ 25, 944 (2025). https://doi.org/10.1186/s12909-025-07521-z

Machado, A.P.R., de Fátima Diniz Souza, É., de Oliveira, J.D.L. et al. Self-care practices of professionals on residency programs in the state of Paraíba in Brazil and their implications for primary health care. BMC Prim. Care 26, 201 (2025). https://doi.org/10.1186/s12875-025-02889-9