Publicados editais do Programa AfirmaSUS para seleção de discentes, tutores, preceptores e orientadores
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tornou pública, nesta sexta-feira (7), a abertura de dois editais referentes ao Programa AfirmaSUS, iniciativa do Governo Federal, executada na UEPB e em outras universidades públicas do país, que visa fortalecer a permanência estudantil de grupos historicamente vulnerabilizados.
O primeiro processo seletivo contempla discentes interessados(as) em atuar no projeto “Cuidados e educação em saúde mental: práticas interprofissionais para inclusão e permanência estudantil na UEPB”. Já o segundo é voltado à seleção de tutor(a), co-tutor(a), preceptor(a) e orientador(a) de serviço, destinado à composição do quadro de bolsistas e voluntários(as) do mesmo projeto.
Os editais são coordenados pela Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) do Programa AFIRMASUS, em parceria com a Pró-reitoria Estudantil (PROEST), Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e a Coordenadoria de Acompanhamento e de Permanência da Política de Cota na Graduação (CAPPCG).
Seleção de discentes
O edital voltado aos(às) estudantes de cursos graduação presencial, nas modalidades bolsista e não bolsista (voluntário/a) para atuação no Projeto “Cuidados e educação em saúde mental: práticas interprofissionais para inclusão e permanência estudantil na UEPB”, está disponibilizando 15 vagas, sendo 10 bolsas no valor mensal de R$ 700 e cinco vagas na modalidade voluntária.
As vagas estão distribuídas entre os cursos de Educação Física, Enfermagem, Psicologia, Comunicação Social, Serviço Social e Pedagogia, e as inscrições podem ser feitas até 11 de novembro. Os(As) candidados(as) deverão preencher o formulário eletrônico de Inscrição neste link e anexar a documentação exigida, em arquivo único, no formato PDF.
Podem participar estudantes que ingressaram na UEPB pela política de cotas afirmativas, que abrange pessoas negras, indígenas, ciganas, quilombolas, pessoas trans, pessoas com deficiência. A seleção será conduzida pela Comissão Local de Acompanhamento e Avaliação e composta por avaliação curricular e pela carta de intenção. As bolsas terão duração de dois anos, podendo ser prorrogadas de acordo com avaliação da CLAA.
Seleção para tutor, co-tutor, preceptor e orientador de serviço
O segundo edital estabelece as normas de seleção de bolsistas e voluntários(as) que sejam docentes efetivos(as) da UEPB dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Psicologia para as funções de tutor(a) e co-tutor; profissionais dos serviços de Saúde com experiência no SUS, para a função de preceptor; e trabalhadores(as) da área da Saúde com formação de nível médio, técnico ou superior, para a função de orientador de serviço.
Cada função tem requisitos específicos para inscrição e critérios de avaliação, que devem ser conferidos no edital, bem como os valores mensais das bolsas conferidas a cada uma delas. As inscrições estarão abertas até 10 de novembro, exclusivamente por este formulário eletrônico. O edital prevê a oferta de quatro vagas, uma para cada modalidade, sendo metade delas reservada a candidatos(as) pertencentes a grupos contemplados por políticas de ações afirmativas.
Sobre o Programa AFIRMASUS
O Programa Nacional AfirmaUS, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, visa fortalecer ações afirmativas na formação em saúde, promovendo diversidade. Na UEPB, o programa articula ensino, pesquisa, extensão e cultura, buscando desenvolver práticas interprofissionais e interdisciplinares que contribuam para a formação de profissionais comprometidos com a equidade e os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Outras informações: afirmasusuepb@gmail.com. Confira os editais abaixo.
Seleção de discentes
Seleção para tutor, co-tutor, preceptor e orientador de serviço
Texto: Giuliana Rodrigues
Acesso à Informação
